TÊNIS NEWS
20/03/2016
21:40
PORTO ALEGRE (RS)

A tradicional calma dos nipônicos e um tênis de alto nível deram ao japonês Yosuke Watanuki o título dos 18 anos masculinos da 33º Copa Gerdau. A final do torneio foi disputada no início da tarde deste domingo (20) na principal quadra da Associação Leopoldina Juvenil. Para vencer seu primeiro torneio do Grupo A do circuito mundial juvenil, Watanuki não deu chances ao norte-americano John McNally, vencendo em sets diretos, com parciais de 6/2 6/0.

O agora campeão iniciou a partida mostrando porque era o favorito ao título, e logo no primeiro game quebrou o serviço adversário. O bom começo deu ainda mais confiança ao japonês, que em seguida confirmou seu saque. Com a vantagem no placar, Watanuki teve paciência para trocar bolas no fundo de quadra, variando os golpes. McNally, por outro lado, apostou em bolas rápidas e também por isso cometeu erros. O norte-americano chegou a ensaiar uma quebra no serviço do japonês no quarto game, mas viu o nipônico abusar da técnica para, não apenas confirmar o seu serviço, como conseguir uma segunda quebra no game seguinte, encaminhando a vitória no set por 6 games a 2.

McNally voltou sacando no início do segundo set e viu o filme se repetir: Watanuki largou com quebra no serviço do norte-americano. Se no primeiro set, o japonês se manteve no fundo de quadra, forçando os erros do adversário, no segundo, subiu à rede, protagonizou belas jogadas e conquistou a torcida. Confiante, o favorito fechou o set sem perder nenhum game para vencer a partida em uma hora e 10 minutos. “Ele jogou muito bem, não cometeu erros e não me deu chances para me recuperar. Os méritos são todos dele. Mesmo assim foi uma ótima semana", comentou o vice-campeão, de 17 anos.

A calma demonstrada durante toda a partida por Watanuki foi quebrada após a conquista do título. Muito feliz e sempre sorrindo, o campeão comemorou muito o resultado conquistado em Porto Alegre, uma cidade com "ótimas pessoas e uma comida excelente", destacou. "Eu sou o campeão", repetia, ao erguer os braços. "Foi um bom jogo. Eu queria muito vencer aqui, mas não foi um jogo fácil, como o placar sugere", afirmou Watanuki. Aos 17 anos, ele se prepara agora para seus últimos torneios na categoria juvenil e seus primeiros desafios no circuito profissional.


TENNIS KIDS – Os jogos decisivos da etapa gaúcha do Circuito Nacional Tennis Kids, que integra a programação do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre, foram realizados neste domingo (20), na Associação Leopoldina Juvenil. O torneio reuniu 95 tenistas de 11 estados, nas categorias dos oito, nove, 10 e 11 anos, masculinos e femininos, com jogos de simples e duplas. Além de jogar, a garotada aproveitou para brincar e fazer novos amigos.

Resultados de domingo (20/03/2016) – 18 anos – Finais
Feminino - Usue Maitane Arconada (USA/1) d. Amanda Anisimova (USA/3) 0/6 6/4 6/2
Masculino - Yosuke Watanuki (JPN/1) d. John McNally (USA) 6/2 6/0