TÊNIS NEWS
06/04/2016
18:35
LONDRES (ING)

A Federação Internacional de Tênis anunciou, hoje, o lançamento do hino ‘Raquete na mão’, para celebrar o aniversário de quarenta anos do Tênis sobre Cadeira de Rodas. A música está disponível no iTunes.

Escrita e tocada pelo músico britânico Alexander Joseph, a música tem vocais de seu compatriota Jordanne Whiley, sete vezes campeão de Grand Slams. O dinheiro arrecadado será totalmente investido no fundo da ITF para o desenvolvimento do Tênis em Cadeira de Rodas.

Joseph também tem a companhia de Whiley e outros jogadores britânicos em seu trabalho como treinador de fortalecimento e condicionamento com a ‘Tennis Foundation’ da Grã-Bretanha.

O Fundo de desenvolvimento para a modalidade foi lançado em 2002, celebrando o 25º aniversário do esporte paraolímpico, que foi em 2001. Anteriormente conhecido como ‘Fundo de Prata’, ele tem como objetivo estabelecer, de forma sustentável, programas para o desenvolvimento do Tênis sobre Cadeira de Rodas em países ainda em desenvolvimento, através da entrega de equipamento e expertise técnicas, além da identificação de parceiros locais que irão transformar seus programas em autossustentáveis.

Desde 2003, o Fundo recebe apoio da Fundação Johan Cruyff, ajudando programas no esporte em mais de 40 países, provendo a crianças e adultos deficientes físicos a oportunidade de aproveitar uma vida ativa e recompensadora.

O Tênis em Cadeira de Rodas foi inventado em 1976. Nesse ano, o americano Brad Parks se acidentou durante uma competição de esqui freestyle. Experimentando o tênis como uma terapia recreacional, e assim nasceu o esporte.

Parks e muitos outros deficientes físicos começaram a jogar e promover o ‘Wheelchair Tennis’ em várias exibições e clínicas pelos Estados Unidos. A modalidade rapidamente cresceu, como resultado dessa alta exposição, e, em 1977, os primeiros torneios foram disputados.