Tênis News
19/01/2016
07:58
Malbourne (Austrália)

Segunda favorita ao título do Australian Open, a romena Simona Halep, vice-líder do ranking da WTA, foi surpreendida pela pela chinesa Shuai Zhang, 133ª da WTA, que venceu pela primeira vez na estreia de um Grand Slam. Halep foi a oitava favorita a cair em Melbourne Park.

Protagonizando a maior zebra da chave feminina desta edição do Australian Open, Zhang precisou de 1h17 para fechar o jogo em 6/4 6/3 tendo disparado 31 bolas vencedoras contra 11 da romena, que cometeu 17 erros não-forçados contra 24 da chinesa.

Zhang começou arrasadora batendo firme seu backhand do fundo de quadra, conquistou a quebra de saque no segundo game, abriu 3/0 no placar, viu a romena salvar dois breakpoints no quarto game e três no sexto e sacou para a fechar a parcial com 5/3 no placar. Ali, o nervosismo abateu a chinesa, que cometeu erros e teve a quebra de saque quebrada, mas reagindo no game seguinte e quebrando o saque de Halep para fechar o primeiro set.

Na segunda parcial, Zhang começou em desvantagem a ter seu serviço quebrado no terceiro game e ver a rival abrir 3/1 no placar. A partir daí tentou a reação, devolveu a quebra de saque no sexto game e passou a jogar ainda mais agressiva. A chinesa voltou a quebrar o saque de Halep, desta vez de zero, no oitavo game, sacou para a partida e fechou com um indo forehand na paralela.

Ao fim da partida, aplaudida de pé na Margaret Court, Zhang não conteve a emoção e chorou diante da maior vitória de sua carreira.

Na segunda rodada da competição, Zhang encara a francesa Alizè Cornet, que superou a sérvia Bojana Jovanovski por 6/1 6/0.