Thiago Monteiro em Gstaad

Thiago Monteiro em Gstaad. Crédito: Divulgação

Tênis News
22/07/2016
14:11
Gstaad (Suíça)

Com um aproveitamento de saque absurdo, o holandês Robin Haase, 95º do ranking da ATP, frustrou o sonho da primeira semifinal em nível ATP da carreira do número três do Brasil e 110º do mundo, Thiago Monteiro, e avançou à semi em Gstaad.

No saibro suíço, duas horas após finalizar a partida contra o francês Gilles SImon, Monteiro lutou por 1h15 e acabou derrotado por 7/6 (2) 7/5 em um jogo duríssimo de saque, em que etve destaque a consistência do holandês, que disparou seis aces contra dois do brasileiro. Os dois tenistas não cometeram duplas-faltas na partida, Monteiro venceu ao todo 69% dos pontos jogados em seu primeiro serviço, perdeu 15 de 49 pontos jogados com este fundamento e viu o rival vencer todos os 33 pontos em seu primeiro serviço.

Para superar o saque tático do brasileiro, que se aproveitou da pequena altitude de Gstaad, e foi responsável pelo domínio do cearense ao francês Simon, Haase usou da mesma tática, forçou saques rápidos e com muito top-spin no forehand do brasileiro e variando ângulos dificultando a devolução.

O jogo, que teve apenas um breakpoint - sendo este a favor de Haase e convertido no último game -, viu o holandês perder apenas dois pontos em todo o jogo, o primeiro em um erro bobo com forehand na abertura do quarto game do primeiro set e o segundo em novo erro com forehand, na disputa do décimo primeiro game da segunda etapa.

Haase aguarda pelo vencedor da partida entre o espanhol Albert ramos Viñolas e o francês Paul-Henri Mathieu.

A campanha no saibro suíço avalancará o ranking do cearense em sete posições na próxima semana, o deixando muito próximo do top 100. Monteiro deve figurar na próxima segunda-feira como 103º da ATP.