Goffin vira sobre Thiem e está nas 4ªs na Austrália

Belga repete campanha de Roland Garros e busca semifinal inédita

Rio 2016 - Tênis - Bellucci x Goffin
(Foto: AFP/JAVIER SORIANO)

Escrito por

O belga David Goffin, 11º do ranking da ATP, chegou a sua melhor campanha no Australian Open ao bater o austríaco Dominic Thiem, oitavo, e se garantir pela primeira vez na fase de quartas de final. Esta é a segunda vez que Goffin faz 4ªs em um Slam.

Um duelo de 2h43 que terminou favorável em belga de virada pelo placar de 5/7 7/6 (4) 6/2 62 tendo convertido 15 aces contra 13 do austríaco, que cometeu 58 erros não-forçados contra 29 de Goffin, que disparou 38 bolas vencedoras contra 45 de Thiem.

Em um primeiro set muito disputado, Goffin saiu na frente com quebra no segundo game após e abriu 2/0, mas Thiem não deixou por menos, colocou o belga para correr e devolveu na sequência, igualando a partida em 2/2. O jogo seguiu com Thiem inspirado, variando jogadas e Goffin sendo burocráticos em seus games, O austríaco conquistou nova quebra, fez 3/2, mas levou a quebra de volta no game seguinte. Daí em diante, os dois foram confirmando, até que Thiem venceu três games em seguidos, tendo quebrado o saque do belga no décimo primeiro game, após erro não-forçado e sacou fechando a parcial.

Na segunda etapa, os tenistas mantiveram o ritmo do primeiro e buscando errar menos. Sem quebras a disputa foi, de baixo de chuva, para o tiebreak, definido nos detalhes pelo belga.

Com sets iguais e a chuva passageira longe de Melbourne Park, Goffin voltou mais agressivo para quadra, buscando definir na segunda bola e movimentando o austríaco. A quebra veio para o belga no quinto game, em erro no backhand do austríaco que não venceu mais games neste set.

Na quarta etapa da disputa, Goffin seguiu seu ritmo, conquistou quebra em erro no forehand do austríaco no terceiro game e novo breakpoint no sétimo game, sacando para a partida com muita tranquilidade.

Nas quartas de final, Goffin aguarda pelo vencedor da partida entre o algoz de Novak Djokovic, o uzbeque Denis Istomin e o búlgaro Grigor Dimitrov.

Esta é a segunda vez na carreira do belga que ele alcança a fase de quartas de final de um torneio do Grand Slam, a primeira foi em Roland Garros 2016.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter