Federer volta a brilhar, bate top 5 e vai às quartas do Australian Open

Suíço encara algoz do número 1 do mundo

Roger Federer
Ben Solomon / Tennis Australia

Escrito por

Para quem duvidava da capacidade e a parte física de Roger Federer, o suíço dono de 17 Grand Slams saiu atrás, mas derrubou o japonês Kei Nishikori, quinto do ranking, em grande duelo de cinco sets na manhã deste domingo nas oitavas de final do Australian Open.

O natural da Basileia precisou de 3h23min para vencer o asiático vice-campeão do US Open de 2014 por 3 sets a 2 com parciais de 6/7 (7/4) 6/4 6/1 4/6 6/3 na lotada e fervorosa Rod Laver Arena, a principal do primeiro Grand Slam do ano.
Foi seu primeiro jogo de cinco sets desde a dolorosa derrota em Wimbledon na semifinal para Milos Raonic, sua última partida antes de parar por seis meses por lesão no joelho. Foi o sétimo jogo contra Nishikori e quinta vitória.
Roger agora soma duas vitórias seguidas sobre top 10 na Austrália - bateu Tomas Berdych na terceira rodada - e pega a zebra deste domingo, o alemão Mischa Zverev, de 29 anos, número 50 do mundo, algoz de Andy Murray, número 1 do ranking, em quatro sets.
Federer ganhou os dois embates, o último por 6/0 6/0 em Halle, na Alemanha, em 2013.
O jogo
Nishikori começou arrasador, abriu 4/0 sem dar chances a Federer, fez 5/1 em seguida, mas optou por sacar e volear, perdeu pontos e o saque. Federerl utou, tornou a quebrar, virou para 6/5 e levantou a torcida No tie-break uma devolução excepcional no fundo e bons serviços para Nishikori liquidar por 7/6 (7/4) em 57 minutos.
No set seguinte Federer conseguiu a quebra no quinto game, abriu 4/2 e foi comandando firme no serviço e nos golpes de fundo para fechar por 6/4.
Na terceira etapa foram três quebras e um Federer confiante e dominador no fundo e no serviço. A quebra no 2/1 e o game confirmado foram decisivos para esmorecer o asiático. 6/1 rapidamente.
No quarto set um game de 10 minutos com dois breaks salvos no 2/2. Kei ganhou confiança, forçou erros de Roger, conseguiu a quebra, abriu 4/2 e sustentou bem o serviço para deixar tudo igual aplicando 6/4.
Federer começou com tudo na última etapa, quebrou no segundo game,abriu 3/0 e reclamou quando Nishikori pediu atendimento na virada de lado. Ele teve chances de quebrar a seguir, mas Kei foi sustentando o saque. Todavia Roger não deixou a peteca cair e concluiu com belo game de saque e smash vencedor por 6/3 para delírio da torcida.
Foram 80 winners e 46 erros não-forçados com 24 aces para Federer na partida.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter