2008 - Roger Federer perdeu para Rafael Nadal

Roger Federer e Rafael Nadal (Foto: AFP/ADRIAN DENNIS)

TÊNIS NEWS
19/10/2016
10:43
MANACOR (ESP)

Roger Federer e Rafael Nadal estão juntos, nesta quarta-feira, Manacor, na Espanha, para a inauguração oficial da Rafa Nadal Academy, a academia do maior tenista espanhol de todos os tempos, localizada em sua cidade natal, na Ilha de Mallorca.

Federer, que até agora duelou contra Rafa 34 vezes, numa das maiores rivalidades da história do esporte, é o convidado especial na abertura do espaço, junto ao presidente da companhia telefônica que patrocina Nadal e ajudou na construção da academia.

A Rafa Nadal Academy promove “valores, estudos e alta performance no tênis”, ensinando as crianças os fortes valores que o patrono carrega para ter sucesso no esporte, além de educação, com uma unidade da Escola Americana Internacional dentro do complexo, visando levar jovens a universidades norte-americanos os jovens que não seguirem a carreira profissional, e, é claro, treinamento especializado no tênis, com estrutura que dispõe de 26 quadras oficiais, clínica médica, centro de fitness e confortável residência exclusiva para alunos.

Os dois concederam entrevista coletiva, juntos, e rasgaram elogios um ao outro. Entre muitos elogios, os dois disseram não saber quando irão se aposentar, mas manifestaram, cada um à sua maneira, o desejo de ajudar no desenvolvimento de crianças e adolescentes, no esporte e na vida. Em certo momento, o ‘Touro Miúra’ se manifestou sobre o significado da ida de Federer à Manacor.

“É muito importante tê-lo aqui. Você representa os valores e os exemplos para as crianças da academia. Temos como objetivo transmitir os valores do esporte e da vida a todos os jovens”.

Roger, por sua vez, explicou como foi o convite, dizendo que tomou conhecimento real do projeto no IPTL, no final de 2015, e ficou muito animado para ir à inauguração. Após algumas meses se passarem e Nadal “não querer incomodar”, eles conversaram novamente sobre a Academia em Monte Carlo, em abril, e o convite oficial ocorreu em outubro, ao que o suíço ficou “muito feliz”. Ele destacou o aprendizado que o local levará aos jovens e até disse que porá seus filhos na Academia do grande rival e amigo, caso queiram jogar tênis.

“As crianças vão aprender demais com este grande homem (Nadal), que é um dos melhores jogadores de todos os tempos. Se meus filhos quiserem jogar tênis, já sei onde farão isso”, afirmou, dando posteriormente um testemunho sobre o significado do ‘rei do saibro’ em sua carreira.

“É maravilhoso que você tenha embarcado nesta aventura, que dá às crianças a oportunidade de receberem um pouco de tudo que fez pelo tênis. Em 17 anos de carreira, você foi minha maior inspiração, por causa de sua canhota, pelo spin que imprime nas bolas e pela intensidade em quadra. Tive que reinventar meu jogo por completo (por causa disso), e devo isso à você”.

Depois, Rafa entregou uma montagem, feita por sua equipe, de grandes momentos em confrontos das duas lendas do tênis mundial. Um dia, sem dúvidas, muito especial para o tênis.