Djokovic supera atuação irregular e passa por estreia no Australian Open

Spervio bateu o espanhol Fernando Verdasco

Novak Djokovic
Ben Solomon / Tennis Australia

Escrito por

Novak Djokovic estreou com vitória no Aberto da Austrália, torneio em que tenta seu sétimo título. Mesmo sem atuar em seu melhor nível, o sérvio aplicou 3 sets a 0 no espanhol Fernando Verdasco, 40º do ranking mundial, com parciais de 6/1 7/6(7/4) e 6/2, em 2h20min. Na segunda rodada, o número 2 do mundo enfrenta o vencedor do confronto entre o uzbeque Denis Istomin e o croata Ivan Dodig, que ainda está em andamento.

Djokovic começou o jogo sólido e logo percebeu que Verdasco não se sentia confiante em quadra. O espanhol, que já esteve entre os 10 melhores do mundo, isolou várias bolas e sequer conseguia se manter firme nos ralis. Sem forçar muito o ritmo, o sérvio contou com a atuação ruim do rival para conseguir uma quebra de saque já no segundo game. No quarto game, Djoko foi agressivo e forçou erros do adversário, que novamente perdeu o saque. A partir daí foi só administrar para fechar por 6 a 1.



No segundo set, Djokovic diminuiu o nível consideravelmente, mas continuou contando com a boa vontade do adversário, que não soube aproveitar as inúmeras oportunidades concedidas pelo sérvio. No segundo game, Verdasco conseguiu sua primeira quebra de saque, aproveitando-se de erros de Novak. Os dois tenistas, entretanto, se mostravam irregulares e houve quebras nos três games seguintes até Djoko confirmar e empatar por 3 a 3. Na sequência, os dois jogadores confirmaram o saque e a definição foi para o tie-break. No desempate, Djokovic chegou a abrir 3 a 0, Verdasco virou para 4 a 3, mas o sérvio aproveitou mais erros bobos do rival para fechar por 7 a 4.



O terceiro set foi mais tranquilo para Djokovic, ainda que o sérvio não tenha apresentado um jogo consistente. A primeira quebra veio no segundo game, com dupla-falta de Verdasco. Djokovic manteve os serviços e conseguiu nova quebra no game final para fechar por 6 a 2 e sacramentar a classificação.



Os números comprovam a irregularidade de Djokovic. Ao todo, o tenista conseguiu 24 bolas vencedoras e cometeu 34 erros não-forçados. Verdasco, por sua vez, fez 27 winners e errou 56 vezes. O espanhol fez ainda 5 aces e cometeu 5 duplas-faltas, contra dois saques vencedores e duas duplas-faltas do sérvio.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter