Djokovic perde para 117 do mundo no Australian Open e sofre sua pior derrota em Slams

Tenista defendia o título e ficará distante do número 1

Novak Djokovic
Ben Solomon / Tennis Australia

Escrito por

E a zebra passeou na Rod Laver Arena nesta quinta-feira. Jogando mal e vendo um adversário muito firme do outro lado, Novak Djokovic, número dois do mundo, hexacampeão do Australian Open, foi derrotado logo na segunda rodada pelo uzbeque Denis Istomin, 117º colocado.

Istomin, que só tinha uma vitória sobre top 10 em mais de vinte partidas, marcou 3 sets a 2 sobre o sérvio com parciais de 7/6 (10/8) 5/7 2/6 7/6 (7/5) 6/4 após 4h48min de batalha dando de forma disparada a maior surpresa da competição.

Com o resultado, Djokovic perderá 1955 pontos (soma 45, defendia 2000) e ficará mais afastado da briga liderança do ranking. Istomin, por sua vez, enfrenta o 30º favorito, o espanhol Pablo Carreno-Busta.

Esta é sua pior derrota da carreira em Grand Slams onde soma 228 vitórias, 36 derrotas e é um dos maiores vencedores com 12 títulos. A anterior havia sido para o então 75 do mundo, Marat Safin, na segunda fase de Wimbledon em 2008. Foi a primeira vez desde então que caiu na segunda fase de um Major e primeira desde Roland Garros 2010 (queda nas quartas para Jurgen Melzer) onde liderava por 2 sets a 1 e deixou a vitória escapar.



O jogo:



A partida já teve um início bastante curioso, quando Djokovic precisou salvar dois break-points já no primeiro game e levou 16 minutos para confirmar o serviço. Sem empolgar, Djokovic foi empurrando seus games de serviço como dava até sofrer a quebra no sétimo game. Istomin não conseguiu sustentar o jogo e foi quebrado de volta em seguida. Novamente o jogo voltou ao seu ritmo morno até o tie-break. No desempate o equilíbrio continuou, com ambos jogando muito bem, até que Djokovic bateu uma devolução de saque pra fora e o uzbeque venceu o tie-break por 10-8.

Djokovic seguiu sem demonstrar um nível de tênis condizente com seu ranking ou sequer disposição em quadra. Jogando pro gasto ele chegou a ter break-points no quinto game do segundo set, sem conseguir aproveitar e teve que salvar dois set points no 10º game. No 12º game, quando sacava para forçar o tie-break, Istomin cometeu alguns erros e acabou sendo quebrado, perdendo o set em 7/5.

Com a partida empatada, Djokovic conseguiu forçar a quebra já no terceiro game do terceiro set. Mas, novamente sem demonstrar um bom tênis, o sérvio foi quebrado em seguida. Djokovic então conquistou outra quebra, a terceira seguida, e confirmou para abrir 4/2 no placar. Istomin ainda cederia uma nova quebra, antes que Djokovic sacasse e fechasse o terceiro set em 6/2, virando a partida.

A partida parecia encaminhada para o sérvio, até que Istomin voltou a jogar bem demais, marcou uma quebra e abriu 3/0 no quarto set. O sérvio teve um momento de brilho no sétimo game para devolver a quebra sofrida e voltar a igualdade para a partida. Novamente a regularidade de ambos forçou a definição no tie-break, onde Istomin abriu 6-3 e sacou para liquidar em 7-5.

Dois sets para cada lado e Istomin estava completamente solto na partida. Jogando demais o uzbeque aplicou duas passadas impecáveis na paralela no quinto game para converter a única quebra da última parcial. Em seguida, o número 117 do mundo apenas precisou administrar a vantagem até sacar e fechar o set em 6/4, eliminando o número 2 do mundo e garantindo sua presença na terceira rodada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter