TÊNIS NEWS
17/01/2016
10:27
MELBOURNE (AUS)

A romena Simona Halep teve sua preparação para o Australian Open interrompida por uma lesão no tendão de Aquiles. Agora, a segunda melhor tenista do mundo pegou uma gripe dias antes do primeiro major da temporada.

A tenista, de 24 anos, desistiu do torneio de Brisbane, na semana passada, por causa da lesão, que também afetou sua campanha em 2015, mas alcançou as semifinais, na sexta, no WTA de Sydney.

Sua forma física foi posta em teste na derrota para a russa Svetlana Kuznetsova, por 7 /6(5), 4/6 e 6 /3, em duras 2 horas e 45 minutos.

Após o jogo, vieram os espirros. “Estou um pouco doente, tenho febre, meu nariz está mal”, disse ela a repórteres no domingo. “Mas não é nada perigoso. É normal, veio do ar condicionado”.

Halep, que enfrenta, na primeira rodada, na terça feira, a chinesa Zhang Shuai, acrescentou que seu tendão de Aquiles está “muito melhor” e que vem jogando sem dor há dias. “Sinto-me pronta para iniciar a jornada e, tomara, ficar saudável até o fim”.

Sobre projeções, a romana tentou se esquivar. “Venho para Melbourne sem expectativas. Joguei apenas um torneio antes deste Grand Slam”. Depois, deu uma declaração que animou seus fãs. “Na verdade, sinto-me bem. Me sinto confiante”.

Após alçar ao estrelato em 2014, quando fez sua primeira final de Grand Slam, em Roland Garros, e venceu dois torneios, Halep consolidou a guinada em 2015, vencendo em Shenzhen, Dubai e Indian Wells. Seu tendão a atrapalhou durante a temporada, e ela acabou também desistindo, em Toronto, antes da final. Surpreendida por adversárias de menor ranking nos Grand Slams, seu melhor resultado foi a semifinal no US Open.

Seu lado da chave neste Australian Open está relativamente fácil até as oitavas de final, quando ela pode encontrar a perigosa americana Madison Keys ou a ex número um do mundo Ana Ivanovic. Se passar, Garbiñe Muguruza ou a bi campeã em Melbourne Victoria Azarenka potencialmente estarão em seu caminho nas semifinais.

Apesar das especulações de que os joelhos de Serena Williams estariam atrapalhando a favorita americana, Halep diz que ainda seria difícil batê-la. “Acho que ela é forte o suficiente”, disse a romena, ao ser perguntada se se a americana poderia reproduzir sua melhor forma no Melbourne Park. “Sei como é estar lesionada. Não é fácil treinar dessa forma, não se entra 100% em quadra; Mas, se você joga livre de dores, pode voltar forte. Acho que o torneio está aberto”, palpitou a segunda melhor da WTA.

“Todas têm chance de vencer este título”.