Copa Davis - Karlovic x Delbonis

Copa Davis - Karlovic x Delbonis (Foto: AFP)

TÊNIS NEWS
27/11/2016
18:55
Zagreb (Croácia)

Depois de quatro vice-campeonatos em quatro finais e o drama de ficar a um set de perder a quinta final consecutiva, a Argentina pôde, finalmente neste domingo, celebrar seu primeiro título da Copa Davis, a maior competição de nações do esporte.

Após a incrível virada em 4h53min de Juan Martin Del Potro sobre Marin Cilic, sexto, no quarto jogo, saino de dois sets a 0 abaixo, e quebra no começo do quinto set, Federico Delbonis, 41º do mundo, deu o ponto decisivo na quinta partida derrubando o gigante de 2,11m, Ivo Karlovic, 20º colocado, marcando 3 sets a 0 com parciais de 6/3 6/4 6/2 após 2h10min de duração.

A Argentina fecha o duelo por 3 a 2 com a outra vitória de Del Potro sobre Karlovic no primeiro dia em quatro sets.

O time foi vice-campeão em 1981 depois em 2006, 2008 e 2011 na Era de Del Potro e David Nalbandian, uma delas em casa em 2008 contra a desfalcada Espanha, e finalmente pode comemorar a primeira conquista e fora de casa em Zagreb, na Croácia.

Esta é a primeira conquista de um país sul-americano na história da competição que tem os Estados Unidos como maiores vencedores.

O jogo

Um primeiro set com Karlovic pressionando e obtendo dois 0/30 nos dois primeiros games de devolução. Mas ele falhou no saque, devolveu mal, deu duplas-faltas, foi quebrado e não reagiu perdendo por 6/3 em 37 minutos.

Na segunda etapa Ivo sacou melhor, aplicou aces, livrou um 15/40 com quatro aces seguidos, teve sua chance não convertida por bom saque de Delbonis. No momento crucial o argentino foi lá e quebrou no 4/4 e fechou por 6/4 colocando boa vantagem.

Na terceira etapa Delbo quebrou cedo, abriu 3/1, teve chance de ampliar, mas levou bons saques, conseguiu abrir 5/2 e saque após longo game colocando bola no pé do croata e completando com forehand fácil e fechou com erro na resposta do apático Karlovic por 6/2. Delbonis foi ovacionado pelos companheiros de equipe.