Del Potro bate favorito americano e vence pela 1ª vez à noite na Arthur Ashe

Apesar de campeão em 2009, argentino nunca havia vencido um duelo na sessão noturna do famoso estádio

Del Potro ficou com a prata no tênis no Rio
Juan Martín del Potro (MARTIN BERNETTI/AFP)

Escrito por

O argentino Juan Martín del Potro, 142º da ATP, venceu mais uma em sua volta ao US Open. Na noite desta quinta-feira, ele bateu o americano Steve Johnson, 22º colocado e 19º favorito em Nova Iorque, por 7/6(4), 6/3 e 6/2, em 2h06, e está na terceira rodada.

Curiosamente, esta foi a primeira vitória do campeão de 2009 na sessão noturna do Arthur Ashe Stadium, em seu primeiro jogo na quadra desde 2012. Mesmo campeão de uma edição do Slam, o vice-campeão olímpico havia perdido os três encontros que tivera, à noite, na maior quadra de tênis do mundo.

Na próxima fase, mais dureza: ele enfrentará o vencedor do duelo entre David Ferrer, da Espanha, 11º cabeça de chave, e Fabio Fognini, da Itália, 38º.


O JOGO
O primeiro set foi dominado pelos saques. As únicas chances vieram no 4/4, quando Johnson teve um problema e tanto ao encarar um 15/40 e salvar três break points. A decisão, no entanto, seria realmente no tiebreak. Nele, Delpo começou com tudo, conseguindo dois minibreaks e abrindo 5/1. Nada estava acabado, todavia, mas o dono da casa remou muito e morreu na praia. Após empatar em 5/5, ele entregou mais um minibreak em erro de direita no 5/6 e saiu atrás.

No início da segunda parcial, entretanto, Steve jogou muito, quebrou o tenista de Tandil de 0 e fez o público pensar que, como era esperado, o jogo seria muito longo. Mas não. Depois de abrir 3/1, o número um dos Estados Unidos cometeu muitos erros e viu o sulamericano elevar seu nível de jogo, obtendo duas quebras e cinco games seguidos, frustrando o oponente e a torcida local.

O terceiro set, então, foi o mais fácil. Logo no primeiro game, Johnson cedeu a quebra e demonstrou muita irritação. Mesmo lutando bastante e não desistindo em momento algum, o 22º colocado não conseguiu reverter a situação – o argentino salvou break points no 3/1 e no 4/2 – e ainda foi quebrado mais uma vez pelo adversário no sétimo game. Após pouco mais de duas horas, Juan Martíndel Potro dava mais um passo em sua volta.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter