Guilherme Brizuela

Luiz Candido / Luz Press

TÊNIS NEWS
02/10/2017
12:48
Itajaí (SC)

Seis tenistas, quatro deles do masculino, venceram neste domingo e passaram o qualificatório se garantindo na chave principal da 9ª Copa Santa Catarina, torneio mundial com pontuação Grau 4 para o ranking da Federação Internacional de Tênis disputado na ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC). A segunda-feira marca o início da principal chave com jogos a partir das 12h30 com entrada gratuita ao público. As demais categorias, 14 e 16 anos, têm início a partir das 8h30.
Destaque para Guilherme Brizuela, atleta da equipe catarinense de Itajaí (SC), que passou a fase qualificatória derrotando Miguel Froelich por 6/1 6/3. E o tenista terá uma pedreira já nesta segunda às 12h30 quando encontra o principal favorito, o paulista Diego Padilha.

O dia terá encontros que prometem como o do terceiro favorito, o russo Ilarion Danilichenko, e o ascendente baiano Natan Rodrigues, de 15 anos, que superou dois favoritos na última semana em Salvador parando apenas na semifinal de outro evento mundial.

Entre as meninas a catarinense Thaís Maciel desafia a segunda pré-classificada, Priscilla Baptista, também nesta segunda.

Alagoano filho de feirante passa o qualificatório - O tenista de 16 anos Raí Araújo, filho de feirante - pai mata porcos e vende na feira em cidade próxima a Maceió (AL) - e de doméstica e cozinheira - venceu três partidas e também passou o quali. Na final ele passou por Emanuel Amorim por 3/6 6/1 6/0 e só joga na terça-feira na chave principal diante de outro qualifier Eduardo Taiguara.

Raí foi destaque na última semana na capita baiana passando o quali e somando seus primeiros pontos no ranking mundial ao vencer a primeira rodada e impôr dificuldades a Padilha nas oitavas de final.

De família humilde, Raí precisou de ajuda financeira e uma vaquinha de professores e técnicos do clube que treina em São Paulo para jogar o torneio na Bahia e Santa Catarina.

Outro que passou o quali no masculino foi Victor Castro. No feminino as brasileiras Júlia Klimowicz e Carolina Furlanetto também superaram a fase prévia.

A 9ª Copa Santa Catarina tem atletas de sete países: Brasil, Rússia, Argentina, Estados Unidos, Bolívia, Uruguai e Paraguai. Na categoria mundial até 18 anos os pontos valem Grau 4 para o ranking mundial. Até 14 e 16 anos é válido pelo circuito Sul-Americano, o Cosat, até 12 e o Tennis Kids (10 e 9 anos) válido para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Resultados deste Domingo (01/10):

Final do Quali - 18 anos

Guilherme Brizuela (BRA) 2x0 Miguel Froelich (BRA) 6/1 6/3

Raí Araújo (BRA) 2x1 Emanuel Amorim (BRA) 3/6 6/1 6/0

Eduardo Taiguara (BRA) 2x1 Solano Caffarena (ARG) 5/7 7/5 6/0

Victor Castro (BRA) 2x1 Pedro Maciel (BRA) 6/1 3/6 6/1

Júlia Klimowicz (BRA) 2x0 Thaissa Moreira (BRA) 6/2 6/0

Caroline Furlanetto (BRA) 2x0 Bianca Leão (BRA) 6/0 6/0

Programação Segunda-Feira (2/10):

Quadra 1

12h30 - Manuel Fernandez (ARG) x Miguel Danelon (BRA)

A Seguir - Mirella D´Angello (BRA) x Rafaela Manfrin (BRA)

Quadra 2

12h30 - Ilarion Danilichenko (RUS) x Natan Rodrigues (BRA)

A Seguir - Caroline Furlanetto (BRA) x Bianca Leão (BRA)

Quadra 3

12h30 - Diego Padilha (BRA) x Guilherme Brizuela (BRA)

A Seguir - Thais Maciel (BRA) x (2) Priscila Baptista (BRA)

Quadra 5

12h30 - Geronimo Marcolini (BRA) x Matheus Queiroz (BRA)

A Seguir - Isabel Oliveira (BRA) x (4) Raíssa Wagner (BRA)

Quadra 6

12h30 - João Pedro Alcantara (BRA) x Rodrigo Carvalho (BRA)

A Seguir - (7) Isabella Tiscornia (URU) x Giulia Aguiar (BRA)

Quadra 10

12h30 - Luiz Eduardo Santos (BRA) x (6) João Gianella (BRA)

A Seguir - (5) Isabella Ciacanglini (BOL) x Camila Fonseca (BRA)

Quadra 11

12h30 - Antonio Pruner Neto (BRA) x Victor Castro (BRA)

A Seguir - Giulia Spicacci (BRA) x Julia Klimowicz (BRA)

Quadra 12

12h30 - Arthur Toledo (BRA) x (8) Lucca Silva (BRA)

A Seguir - Andressa Gomes (BRA) x Vitória Francisco (BRA)

Jogos de Duplas a partir das 16h em todas as quadras

A 9ª Copa Santa Catarina tem o patrocínio da FMEL (Fundação Municipal de Esportes de Itajaí) através da Lei de Incentivo Fiscal da HEUSI Comissária de Despacho e Agenciamento e contacom os apoios do Laboratório Flor, Mega Impressões, Promenac, Anasol, Água Mineral Santa Rita, Correios, Compañion, Peugeot. O evento tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat, e a Confederação Brasileira de Tênis.