Definidos os finalistas dos 16 e 18 anos do Interclubes em Salvador

Baiano tenta título nos 16 anos contra paraense

Gustavo Schwebel
Thiago Parmalat

Escrito por

Foram defindos, neste domingo, os finalistas do torneio GA das categorias 16 e 18 anos da 2ª Copa Bahiano de Tênis, a etapa inaugural da edição 2018 do Campeonato Brasileiro Interclubes, evento do Circuito Nacional Juvenil GA da Confederação Brasileira de Tênis, o maior circuito juvenil organizado pela entidade. O torneio, realizado no Clube Bahiano de Tênis, no bairro da Barra, na capital baiana, com entrada gratuita, tem a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e a Federação Bahiana de Tênis e conta com 451 atletas de 15 estados e vai até o dia 27.

A Bahia está representada na final dos 16 anos masculino com Gustavo Schwebel, do Clube Bahiano de Tênis. Ele derrotou nas quartas de final Luis Reis, do Iate Clube de Brasília, por 6/3 6/4 e na parte da tarde passou por Lucca Pinto com 7/6 (7/4) 7/6 (7/4). Nesta segunda às 9h ele encara Joaquim Almeida, que representa o Paysandu, de Belém do Pará. Almeida passou na semifinal por Pedro França, do Esporte Clube Pinheiros, por 7/6 (4) 6/3.

Na categoria 18 anos, Maria Menezes, atleta do Bahiano de Tênis, que fez cirurgia para retirar as amigdalas e ficou meses parada, passou pela atleta do Costa Verde Tennis, de Salvador, Thainá Carvalho, sexta do ranking e terceira favorita, com 6/1 6/0, mas perdeu batalha na semifinal diante da atleta do Vasco da Gama, Isabella Mercante, por 6/7 6/3 7/6. Mercante vinha de vitória sobre a principal favorita, a paulista da Sociedade Hípica de Campinas, Isabela Bifano. Mercante decide o troféu contra Laura Kalempa, do Country Clube de Maringá, quarta do ranking e segunda favorita, que passou por Laura Silveira, do Clube Curitibano, com 6/3 5/7 6/4.

Nos 18 anos masculino a final será paranaense. O principal favorito, Eduardo Taiguara, do Curitibano, derrotou na semifinal Kaue Costa, do Lagoa Iate Clube, de Santa Catarina, por 6/3 6/2 e Caio Gruber, do Graciosa Country Clube, superou Leonardo Frederico, do Itamirim Clube de Campo, de Santa Catarina, por 6/2 6/1.

A final feminina dos 16 anos será entre a atleta do Iate Clube de Brasília, Bruna Sampaio, e Helena Silva. Sampaio, algoz da baiana Julia Cantalino, do Bahiano de Tênis, venceu na semifinal Maria Eduarda Oliveira, segunda favorita e do Clube Curitibano, por 3/6 6/1 6/3 e decide o troféu contra Helena Silva, do Tênis Clube Paulista, que derrotou na semifinal a principal favorita, a mineira Carol Penido por um duplo 6/1.

Clubes de Salvador se unem por competição - As fortes chuvas dos últimos dias na capital baiana atrapalharam a programação dos jogos, mas a união de vários dos principais clubes de Salvador ajudaram no prosseguimento do torneio. Na sexta-feira as finais dos 12 e 14 anos torneio GA foram realizadas na Associação Atlética da Bahia e neste sábado com oitenta jogos dos 16 e 18 anos as partidas foram divididas no Clube Bahiano de Tênis, Costa Verde Tennis Clube e no Condomínio Encontro das Águas.

"As chuvas atrapalharam bastante os últimos dias aqui em Salvador, o sábado foi de chuva todo o dia e a semana foi bastante complicada. Nós do Clube Bahiano agradecemos o apoio dos outros clubes que abriram suas portas e têm se colocado à disposição para ajudar na realização deste grande competição que bate o recorde de participantes para que o torneio desse prosseguimento, é uma atitude nobre e que só agrega ao tênis local", disse Gian Biglia, presidente do Bahiano de Tênis.

Duda Catharino Gordilho, presidente da Federação Bahiana de Tênis, também agradeceu: "Toda essa participação e empenho dos clubes para a realização do torneio só mostra o quanto o tênis baiano está unido em prol do crescimento do tênis local, mas também do tênis nacional. Uma competição como essa traz não só o crescimento do esporte para o país e ter esse evento espalhado pelos clubes fomenta o desenvolvimento do tênis local. Estamos muito felizes".

"Entendo que os clubes, na medida das suas limitações, devem, sempre que solicitados, ajudar a Federação e outros clubes parceiros na realização de eventos que fomentem o esporte e, tratando do caso específico de ontem, ajudem a desenvolver o tênis na Bahia. Entendo, também, que a cessão das quadras foi muito positiva para a própria Associação Atlética, na medida em que permitiu a divulgação do seu nome e instalações a nível nacional, para, no futuro, possibilitar que ela volte a sediar eventos dessa natureza", apontou Carlos Iunes, diretor de tênis da AAB.

Francisco Eliezer Pimenta, presidente do Costa Verde Tennis Clube, comentou: "Estamos apoiando iniciativas semelhantes na Bahia, todos os clubes unidos para apoiar os esportes no estado, somos clubes irmãos".

A programação desta segunda-feira tem as finais a partir das 9h no Bahiano de Tênis com entrada gratuita ao público. A partir do dia 24 até o dia 27 serão jogadas partidas dos 16 e 18 anos do G1.

São 15 estados representados (Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio GRande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Pará) de vários dos maiores clubes do país, alguns tradicionais pelo futebol como o Vasco da Gama que volta a receber a campeã do ano passado na categoria 16 anos, Camilla Lago, o Sport Recife, Goiás e o Paysandu.

Dentre outros fortes clubes a Sogipa, Associação Leopoldina Juvenil e o Grêmio Naútico União, do Rio Grande do Sul, o Esporte Clube Pinheiros, Clube Paineras do Morumby, Clube Athlético Paulistano, Tênis Clube Paulista, a Sociedade Hípica de Campinas, todos de São Paulo, o Iate Clube de Brasília (DF), Graciosa e Clube Curitibano do Paraná, Minas Tênis Clube, Pampulha Iate Clube e o Praia Clube de Uberlândia, estes de Minas Gerais, o Itamirim Clube de Campo, de Itajaí, o LIC, Lagoa Iate Clube, de Santa Catarina, além do atual campeão, o Instituto Ícaro, do Paraná.

Programação deste Domingo (22/04):

18 Masculino

Semi Final

Eduardo Taiguara (PR) 6/4 6/2 Kaue Costa(SC)

Caio Gruber(PR) 6/2 6/1 Leonardo Frederico(SC)

Quartas de Final

Eduardo Taiguara(PR) 7/5 6/2 Joao Alves(PR)

Kaue Costa(SC) 6/1 6/3 André Ventura Schiabel(SP)

Leonardo Frederico(SC) 6/0 7/5 Lucas Lima(PR)

Caio Gruber(PR) 6/3 6/4 Enzo Alavaski(SP)

16 Masculino

Semi Final

Gustavo Schwebel(BA) 7/6 (4) 7/6 (4) Lucca Pinto(SP)

Joaquim Almeida(PA) 7/6 (4) 6/3 Pedro França(SP)

Quartas de Final

Gustavo Schwebel(BA) 6/3 6/4 Luis Reis(DF)

Joaquim Almeida(PA) 6/3 6/4 Matheus Paiva(RJ)

Pedro França(SP) 6/3 6/2 Bruno Araujo(PE)

Lucca Pinto(SP) 6/1 6/1 Pedro Cardoso(RJ)

18 Feminino

Semi Final

Isabela Mercante(RJ) 6/7 (7/4) 6/3 7/6 (7/4) Maria Fernada Menezes(BA)

Laura Kalempa(PR) 6/3 5/7 6/4 Laura Silveira(PR)

Quartas de Final

Isabela Mercante(RJ) 7/5 6/1 Isabela Bifano(SP)

Maria Fernada Menezes(BA) 6/1 6/0 Thaina Carvalho(BA)

Laura Silveira(PR) 7/6 (3) 6/3 Stefany Stemmer(PR)

Laura Kalempa(PR) 7/5 6/2 Camilla Fonseca(RJ)

16 Feminino

Semi Final

Helena Silva(SP) 6/1 6/1 Clara Penido(MG)

Bruna Sampaio(DF) 3/6 6/1 6/3 Maria Eduarda Oliveira(PR)

Quartas de Final

Clara Penido(MG) 3/6 7/5 6/0 Julia Lastorina(RS)

Helena Silva(SP) 7/5 6/3 Giovana Santos(SP)

Bruna Sampaio(DF) 6/4 6/3 Julia Cantalino Santos(BA)

Maria Eduarda Oliveira(PR) 6/1 6/3 Thaly Menache(MG)

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www. facebook.com/cbtoficial,www. twitter.com/cbtenis, www. instagram.com/cbtoficial e www .flickr.com/cbtenis.

A 2ª Copa Bahiano de Tênis tem o patrocínio do Shopping Barra, apoio da Saltur através do vereador Paulo Magalhães, Confederação Brasileira de Tênis em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes e a Federação Baiana de Tênis.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter