Marin Cilic

AFP

Tênis News
25/11/2016
14:56
Zagreb (Croácia)

Em uma batalha pela primeira partida da grande final da Copa Davis 2016, o croata Marin Cilic, sexto do ranking da ATP, encarou o argentino Federico Delbonis, 41º, e após 3h34 de partida e cinco sets fez a alegria da torcida na Arena Zagreb garantindo ponto para Croácia.

Diante dos olhos do ídolo máximo argentino, Diego Armando Maradona, e outro 4 mil argentinos à Arena Zagreb, Delbonis acabou derrotado com placar em 6/3 7/5 3/6 1/6 6/2 a favor de Cilic, que converteu 17 aces contra quatro do argentino, que cometeu 60 erros não-forçados contra 59 do croata, que bateu 12 bolas vencedoras contra 25 de Delbonis.

O primeiro set começou com os dois jogadores aproveitando o piso rápido coberto e sacando firme. No quarto game, ao ver Deçbonis cometer dupla-falta e ficar 15-30 no game, Cilic pressionou e conquistou a quebra e fez 4/1 no placar administrando o resultado.

Na segunda parcial, os dois tenistas tentaram se pressionar, mas foram confirmando games, até que no décimo primeiro game, após belas devoluções do croata, o argentino foi quebrado e o viu sacando para o set.

Na terceira etapa, Delbonis reagiu, conquistou a quebra e fez 2/0 no placar, mas viu o adversário reagiu, devolveu a quebra no terceiro game e igualou a partida em 2/2. A disputa seguiu parelha e Delbonis conquistou a quebra no oitavo game pressionando muito na devolução e entrando em quadra para sacar ao set e forçar a quarta parcial.

Ali, Delbonis seguiu com mais sede, firme com forehand, buscando alongar trocas de bolas e contando com erros do croata, que escolheu mal boa parte de suas jogadas, abriu com quebra em dupla-falta do rival e fez 4/0 no placar com duas rupturas de saque e administrou a vantagem, conquistando uma terceira quebra fechando a parcial.

No quinto set, Cilic foi empurrado pela torcida, firme na devolução, deslocou Delbonis e abriu com quebra, fez 2/0 no placar e passou a resistir a pressão do argentino, que voltou a ser quebrado no sétimo game e viu o croata sacar para a partida.