Federer x Cilic

Marin Cilic (Foto: AFP/JUSTIN TALLIS)

TÊNIS NEWS
03/11/2016
16:22
PARIS (FRA)

O croata Marin Cilic, 10º do ranking, venceu o belga David Goffin, nesta quinta-feira, e se classificou para as quartas do Masters 1000 de Paris, na França. Além disso, o tenista balcânico garantiu vaga entre os oito melhores do ano, qualificando-se para o ATP Finals, em Londres.

Campeão do US Open em 2014, Marin jogará a prestigiosa competição pela segunda vez (a outra foi justamente no ano de seu único título de Slam) na carreira. Em entrevista à ATP, ele comentou o feito.

“Foram dez dias fantásticos para mim (o croata foi campeão do ATP 500 da Basileia, na Suíça, no último domingo). Eu joguei muito bem hoje. Contra mim, havia a pressão (Goffin era um concorrente direto na disputa da vaga para Londres) e (o fato de que) David nas últimas vezes (os três duelos entre eles foram em 2016, e o belga venceu na Copa Davis, em fevereiro, Indian Wells, em março, e Tóquio, há menos de um mês). Quero continuar nesse ritmo, e mal posso esperar para retornar ao Finals. Significa muito me classificar novamente”, disse o top 10.

Após um início de ano irregular, que teve como pontos altos os vice-campeonatos em Marselha e Genebra, o décimo melhor do mundo fez semifinal em Queen’s e quartas de final em Wimbledon, na gira de grama. Depois, conquistou Cincinnati, primeiro Masters 1000 de sua carreira. Nas últimas semanas, a semifinal em Tóquio e o título na Basileia lhe puseram definitivamente na briga por uma vaga no ATP Finals, o que se concretizou hoje.

Na briga pela oitava vaga, estão Dominic Thiem, Tomas Berdych e Jo-Wilfried Tsonga. O jovem austríaco está na frente dos concorrentes, mas foi eliminado na estreia em Paris e, agora, seca o tcheco e o francês. Para roubar o lugar de Thiem na capital inglesa, Berdych precisa ir à semifinal na cidade luz, enquanto Tsonga só pode pensar no título em casa.