Natan Rodrigues

Luiz Candido / Luz Press

TÊNIS NEWS
06/10/2017
20:50
Itajaí (SC)

Santa Catarina x Bahia na grande final masculina da 9ª Copa Santa Catarina, torneio mundial com sete países e 270 atletas com pontuação Grau 4 para o ranking da Federação Internacional de Tênis. O torneio é disputado na ADK Tennis, no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC).

Mateo Reyes, equatoriano de nascimento, mas radicado em Itajaí (SC) há quatro anos, que treina no local onde é jogado o torneio, superou o americano Toby Kodat, quinto favorito e de 14 anos, por 2 sets a 1 com parciais de 6/2 6/7 (7/2) 6/1. O duelo foi interrompido no 5/5 do segundo set por chuva e continuou na quadra coberta de saibro da ADK Tennis e o local emplacou sua vitória e jogará sua terceira final na carreira e tenta seu maior título. Aos 16 anos o canhoto faturou um título em Quito, no Equador, e foi vice em Lima, no Peru, ambos torneios com Graduação 5 para o ranking mundial.

"Comecei perdendo de 2/0 cometendo alguns erros. Daí consegui quebrar ele de volta e voltei pro jogo, me mantive muito solido e jogando pra frente e consegui fechar 6/2. No segundo set comecei bem tambem, tive chances de quebrar mas não consegui, daí ele acabou me quebrando e abrindo a vantagem de 5/2. Mantive meu padrão de jogo, comecei a errar menos e empatei 5/5. O jogo foi pra coberta pela chuva, no tie-break comecei muito mal, fiz muitos erros bobos. No tercero set esqueci tudo e voltei mais intenso ainda, e acabei jogando bem, jogando pra frente e ficando sólido", disse o tenista que celebrou a vaga na decisão.

"É bom estar em uma final no clube onde eu treino, o pessoal do clube sempre está aí pra me ver e torcer por mim, e acho isso muito legal porque é um sentimento bom".

Seu adversário será o jogador de 15 anos, o baiano Natan Rodrigues que passou pelo princial favorito, o paulista Diego Padilha, por 6/4 6/3. O tenista que fez semifinal semana passada na capital baiana repetiu triunfo sobre Padila e jogará sua primeira decisão na carreira neste que é apenas seu quarto torneio para o ranking mundial, segundo no Brasil.

"Sou amigo do Natan e acho que vai ser um jogo duro, espero que seja uma boa partida", finalizou Reyes.

Americana despacha favorita russa e decide contra paranaense

A americana Jaeden Brown não tomou conhecimento da russa Anfina Danilchenko, principal favorita e quevinha embalada no torneio, marcando 6/3 6/0 e vai enfrentar a qualifier brasileira, paranaense, Júlia Klimowicz que derrotou a compatriota Raffaela Manfrin por 6/0 6/3.

As finais de simples ocorrem neste sábado a partir das 11h, os dois jogos simultâneos do masculino e do feminino.

Catarinenses buscam títulos nos 12 anos

Na categoria 12 anos, com pontuação para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis, chance de título para Santa Catarina no masculino e feminino em simples com Júlia Mendes enfrentando a paulista Olívia Carneiro e Higor Chung encarando o brasiliense Rafael Gracie.

Mendes venceu rodada dupla nesta sexta-feira batendo Nathália Reimer por 6/3 7/5 e na sequência eliminando a segunda favorita, a carioca Antonia Ferrarini por 4/3 e desistência.

Chung passou primeiro por Messias Pereira com um duplo 6/3 e na semifinal eliminou Gustavo Stephanes por 6/2 4/6 6/2.

Nos 14 anos a final do masculino será entre Tiago Sowek contra Bruno Fernandez e entre as meninas entre Ana Candiotto contra Juliana Sperb. Nos 16 anos a decisão ficou entre Gustavo Madureira e Kaio Sachi. Entre as meninas Isadora Walber e Livia Cavalcanti vão brigar pelo caneco.

As categorias distribuem pontos no ranking da Cosat, a Confederação Sul-Americana de Tênis.

As finais dos 12, 14 e 16 anos acontecem a partir das 9h30 deste sábado.

Resultados desta Sexta-Feira até o momento (6/10) - Semi Final:

Masculino - Semis

Natan Rodrigues (BRA) 2x0 (1) Diego Padilha (BRA) 6/4 6/3

(2) Mateo Reyes (BRA) 2x1 (5) Toby Kodat (EUA) 6/2 6/7 (7/2) 6/1

Feminino - Semis

Jaedan Brown (EUA) 2x0 (1) Anfisa Danilchenko (RUS) 6/3 6/0

Julia Klimowicz (BRA) 2x0 Rafaela Manfrin (BRA) 6/0 6/3

Final Duplas

17h - Namie Isago/Isabella Oliveira (BRA) x Kathleen Percegona/Rafaela Manfrin (BRA) - Em andamento

17h - João Gianella/João Pedro Okano (BRA) x Rodrigo Carvalho/Jackson Xavier (BRA) - Em andamento

Programação Sábado (07/10) ITF - 18 anos:

Quadra 3

11h00 - (2) Mateo Reyes (BRA) x Natan Rodrigues (BRA)

Quadra 4

11h00 - Jaedan Brown (EUA) x Julia Klimowicz (BRA)



Programação Cosat - 14 e 16 anos:

Quadra 1

9h30 - Isadora Walber (BRA) x Livia Cavalcanti (BRA)

Quadra 2

9h30 - Gustavo Madureira (BRA) x Kaio Sacchi (BRA)

Quadra 5

9h30 - Tiago Sowek (BRA) x Bruno Fernandez (BRA)

Quadra 10

9h30 - Ana Candiotto (BRA) x Juliana Sperb (BRA)

As finais de 12 anos ocorrem também a partir das 9h30 com quadra a definir