Azarenka

Victoria Azarenka venceu Indian Wells e tenta a dobradinha em Miami (Foto: ROBYN BECK/AFP)

TÊNIS NEWS
30/03/2016
16:20
MIAMI (EUA)

A oitava no ranking da WTA e bicampeã do Premier de Miami – 2009 e 2011 -, Victoria Azarenka, venceu, na tarde desta quarta, a jovem britânica Johanna Konta, da Grã Bretanha, 23ª, por 6/4 e 6/2, e está na semifinal.

Com o resultado, a bielorussa, ex número 1 do Mundo e bicampeã do Australian Open em 2012 e 2013, volta ao top 5 no ranking da Associação Feminina pela primeira vez desde 2014, quando sofreu uma contusão no pé que prejudicou muito seu rendimento. Ela somente conseguiu a volta definitiva neste ano, em que venceu os WTA’s de Brisbane e Miami e fez quartas no Australian Open.

De quebra, ela também pode igualar o feito da belga Kim Clijsters, que em 2005 venceu os maiores torneios da WTA, fora os quatro Grand Slams: Indian Wells e Miami. Ninguém voltou a repetir a marca, nem mesmo Serena Williams. 'Vika', que em Indian Wells derrotou a própria Serena na final, está a apenas dois jogos de juntar-se a Clijsters.

O JOGO
O primeiro set foi muito disputado, com as duas tenistas apresentando um altíssimo nível de tênis. Konta começou melhor; Azarenka, que se irritara antes mesmo de a partida ser iniciada, por causa das linhas estarem molhadas, já que chovera em Miami, e permaneceu, por motivos desconhecidos, irritada pelo resto do duelo, saiu devagar, mas resistia às ameaças da britânica, que dominava as ações, balançando a bielorussa e a atacando, principalmente com seu ótimo backhand de duas mãos, seu golpe preferido.

Ao todo, ‘Vika’ salvou quatro break points no primeiro set. Ela quebrou o saque de Konta no sétimo game, no 3/3, quando esta se recuperou de um 15/40, mas entregou seu serviço em uma dupla falta. Mesmo com muitas dificuldades nos dois games seguintes de saque, a ex número 1 salvou as chances e fechou em 6/4.

A segunda parcial foi bem mais fácil. Konta pareceu estar muito frustrada com a derrota na primeira etapa, em que jogou tão bem, e demorou a se achar. Depois de vencer tranquilamente o primeiro game, perdeu cinco seguidos, dois em saques seus. Aí, mesmo fazendo 5/2 e tendo um break point no oitavo game, não conseguiu voltar: Azarenka fez 6/2 e 2x0, em 1h36min de partida.

Na sequência, Victoria, medalhista de ouro em duplas mistas em Londres-2012, jogando ao lado do também bielorusso, obviamente, Max Mirny, enfrentará a vencedora do jogo entre a alemã Angelique Kerber, campeã do Australian Open 2016, 3ª do ranking mundial e 2ª favorita em Miami e a local Madison Keys, 22ª pré classificada na Flórida e que recentemente encerrou a parceria de apenas oito dias com a lenda sueca do tênis, Mats Wilander.

Uma vez que entrei no jogo, fiz a diferença. Não estava bem, não conseguia estar em condições de jogar tênis, não conseguia não sentir dores. Hoje, estou saudável, minha mente está totalmente focada em jogar tênis.