Bicampeã em Miami, Azarenka derrota Konta e volta ao top 5

Bielorussa enfrentou contusões desde 2014, mas está de volta à melhor forma

Azarenka
Victoria Azarenka venceu Indian Wells e tenta a dobradinha em Miami (Foto: ROBYN BECK/AFP)

Escrito por

A oitava no ranking da WTA e bicampeã do Premier de Miami – 2009 e 2011 -, Victoria Azarenka, venceu, na tarde desta quarta, a jovem britânica Johanna Konta, da Grã Bretanha, 23ª, por 6/4 e 6/2, e está na semifinal.

Com o resultado, a bielorussa, ex número 1 do Mundo e bicampeã do Australian Open em 2012 e 2013, volta ao top 5 no ranking da Associação Feminina pela primeira vez desde 2014, quando sofreu uma contusão no pé que prejudicou muito seu rendimento. Ela somente conseguiu a volta definitiva neste ano, em que venceu os WTA’s de Brisbane e Miami e fez quartas no Australian Open.

De quebra, ela também pode igualar o feito da belga Kim Clijsters, que em 2005 venceu os maiores torneios da WTA, fora os quatro Grand Slams: Indian Wells e Miami. Ninguém voltou a repetir a marca, nem mesmo Serena Williams. 'Vika', que em Indian Wells derrotou a própria Serena na final, está a apenas dois jogos de juntar-se a Clijsters.

O JOGO
O primeiro set foi muito disputado, com as duas tenistas apresentando um altíssimo nível de tênis. Konta começou melhor; Azarenka, que se irritara antes mesmo de a partida ser iniciada, por causa das linhas estarem molhadas, já que chovera em Miami, e permaneceu, por motivos desconhecidos, irritada pelo resto do duelo, saiu devagar, mas resistia às ameaças da britânica, que dominava as ações, balançando a bielorussa e a atacando, principalmente com seu ótimo backhand de duas mãos, seu golpe preferido.

Ao todo, ‘Vika’ salvou quatro break points no primeiro set. Ela quebrou o saque de Konta no sétimo game, no 3/3, quando esta se recuperou de um 15/40, mas entregou seu serviço em uma dupla falta. Mesmo com muitas dificuldades nos dois games seguintes de saque, a ex número 1 salvou as chances e fechou em 6/4.

A segunda parcial foi bem mais fácil. Konta pareceu estar muito frustrada com a derrota na primeira etapa, em que jogou tão bem, e demorou a se achar. Depois de vencer tranquilamente o primeiro game, perdeu cinco seguidos, dois em saques seus. Aí, mesmo fazendo 5/2 e tendo um break point no oitavo game, não conseguiu voltar: Azarenka fez 6/2 e 2x0, em 1h36min de partida.

Na sequência, Victoria, medalhista de ouro em duplas mistas em Londres-2012, jogando ao lado do também bielorusso, obviamente, Max Mirny, enfrentará a vencedora do jogo entre a alemã Angelique Kerber, campeã do Australian Open 2016, 3ª do ranking mundial e 2ª favorita em Miami e a local Madison Keys, 22ª pré classificada na Flórida e que recentemente encerrou a parceria de apenas oito dias com a lenda sueca do tênis, Mats Wilander.

Uma vez que entrei no jogo, fiz a diferença. Não estava bem, não conseguia estar em condições de jogar tênis, não conseguia não sentir dores. Hoje, estou saudável, minha mente está totalmente focada em jogar tênis.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter