Thomaz Bellucci

Thomaz Bellucci (Crédito: Bianca Gentil)

TÊNIS NEWS
25/02/2016
17:11
SÃO PAULO

O brasileiro Thomaz Bellucci, 35º no ranking da ATP, foi eliminado nas oitavas de final do Brasil Open, disputado em São Paulo, pelo 122º do ranking, o espanhol Roberto Carballes Baena. O placar do jogo foi 2/6, 6/4 e 6/3, em pouco mais de duas horas.

O brasileiro começou muito bem, vencendo facilmente o primeiro set e quebrando o espanhol logo no início do segundo. No entanto, sua intensidade baixou consideravelmente, dando chances para o lucky loser [tenista que perdeu na última rodada do qualifying, mas contou com a desistência de um jogador da chave principal para retornar ao torneio] vencer o segundo favorito ao título do torneio.

O primeiro set foi fácil para o brasileiro. Muito superior, ele quebrou o saque de Carballes logo no primeiro game da partida e, com o oponente sacando em 1/3 e cometendo uma dupla falta no último tempo, conseguiu outra quebra e fechou em 6/2, após um último game bastante disputado..

A segunda parcial começou animadora para Thomaz, e o jogo parecia que seria rápido. Jogando com agressividade, quebrou Baena no primeiro game da etapa, mais uma vez, e em seguida abriu 2/0.

Daí em diante, o sofrimento começou: no quarto game, errou um backhand fácil na rede e perdeu a vantagem. O jogo seguiu equilibrado, mas a intensidade de Bellucci estava longe de ser aquela demonstrada até o início do segundo set. No décimo game, sacando em 4/5, cometeu duas duplas faltas e um erro não forçado, entregando o set por 6/4, nas mãos do espanhol.

A terceira etapa começou com Bellucci frustrado, de cabeça baixa. Perdendo o primeiro game facilmente, no saque de Baena, cometeu duas duplas faltas no segundo, mas conseguiu, mesmo assim, confirmar o serviço, mantendo-se no jogo. Após perder o terceiro game, ele chamou o médico à quadra e pediu um remédio para indisposição estomacal, mesmo problema que apresentou há pouco mais de uma semana, no Rio Open.

No sexto game, sacando em 2/3, ele teve um 15/40, mas saiu das cordas com uma curtinha e subidas à rede. Depois de perder o game seguinte de 0, Bellucci teve 40-30 sacando em 3/4 , mas cometeu dois erros inacreditáveis e, em uma dupla falta, entregou mais um game no colo do espanhol, que viu-se sacando para o jogo. Após um rápido 40/0, o surpreendente se confirmou: Bellucci perdia para o 122º da ATP, um jogador muito abaixo de seu nível, mas que soube aproveitar as chances concedidas pelo brasileiro.

Agora, Carballes Baena enfrentará o compatriota Pablo Carreno Busta, nas quartas de final do Brasil Open 2016.