HOME - Thomaz Bellucci x Steve Johnson - Australian Open (Foto: William West/AFP)

HOME - Thomaz Bellucci x Steve Johnson - Australian Open (Foto: William West/AFP)

TÊNIS NEWS
05/02/2016
18:55
Quito (Equador)

Terceiro favorito na chave do ATP 250 de Quito, no Equador, o número um do Brasile 35º do mundo, Thomaz Bellucci, superou o espanhol Pablo Carreño Busta, 67º da ATP, e se garantiu na semifinal do torneio onde aguarda pelo principal favorito, Bernard Tomic.

Bellucci e Carreño Busta se enfrentaram por 2h07 e o brasileiro venceu em 7/6 (0) 4/6 6/2 tendo disparado 15 aces contra seis do espanhol, que cometeu seis duplas-faltas contra 10 do brasileiro, que venceu 81% dos pontos disputados em seu primeiro serviço contra 61% de aproveitamento de Carreño Busta.

Buscando vaga na final, Bellucci aguarda pelo vencedor da partida entre o cabeça de chave um, o australiano Bernard Tomic, 20º, e o sexto favorito, o italiano Paolo Lorenzi, 69º.

O jogo

O primeiro set começou com os tenistas sacando firme. No terceiro game, Bellucci viu o espanhol salvar quatro breakpoints e confirmar saque. No game seguinte foi a vez do brasileiro salvar um breakpoint. O jogo seguiu equilibrado, até que o brasileiro quebrou o serviço do espanhol no sétimo game, mas vacilou e foi quebrado na sequência. No décimo game, o brasileiro salvou um setpoint no décimo game e segurou o placar até levar ao tiebreak, onde dominou na devolução e venceu de zero.

Na segunda parcial, o espanhol iniciou de maneira agressiva, conquistou a quebra no terceiro game, abriu 3/1 no placar, mas viu o brasileiro reagir e devolver a quebra no sexto game. O ímpeto do brasileiro parou no game seguinte onde foi quebrado. Com 5/3 no placar, Carreño ainda pressionou e perdeu um setpoint para o brasileiro e sacou com tranquilidade para forçar a terceira etapa.

Na terceira etapa, Bellucci passou a sacar com muita firmeza e a pressionar o serviço do espanhol. A quebra veio no sexto game, quando o brasileiro desperdiçou três oportunidades, mas conseguiu abrir 4/2 no placar. Dali em diante, o espanhol lutou, mas não venceu mais game sendo quebrado no décimo game de zero.