Thomaz Bellucci

Thomaz Bellucci. Crédito: Cristiano Andujar

TÊNIS NEWS
17/07/2016
15:47
Belo Horizonte (MG)

Mais uma vez Thomaz Bellucci salva a pátria brasileira. Em mais um jogo apertado, difícil, com nervos, o número 1 do país e 49º do mundo derrotou o número 1 do Equador, Emilio Gomez, 317º colocado, para garantir o Brasil na repescagem do Grupo Mundial.

O tenista de Tietê (SP) precisou de 3h22min para vencer por 3 sets a 1 com parciais de 7/6 (13/11) 6/7 (8/6) 6/2 7/5 na quadra dura e coberta do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte.

O paulista já havia vencido Roberto Quiroz, 434º, também em quatro sets na sexta-feira empatando o duelo após a derrota de Rogério Dutra Silva contra Gomez. No sábado a dupla Marcelo Melo e Bruno Soares venceu em quatro sets diante dos simplistas equatorianos.

Agora o time comandado por João Zwetsch espera por rival nos playoffs que sai na próxima semana. O confronto será entre os dias 16 e 18 de setembro.

O jogo

A partida mais uma vez foi apertada. Emilio jogou como franco-atirador, disparando winners e forçando o saque nos momentos adversos. Teve seis set-points no tie-break, mas Thomaz lutou e fechou por 7/6 (13/11) com direita fora de Gomez após muita tensão.

Na segunda etapa Emilio abriu 4/2 com quebra, mas Bellucci igualou, teve dois set-points. Todavia Emilio safou-se com o saque e foi melhor no tie-break e fechou por 7/6 (8/6).

No terceiro set Bellucci foi firme, agressivo diante de um cansado mentalmente rival. Rapidamente abriu 4/0 e liquidou em pouco mais de vinte minutos.

O duelo voltou ao equilíbrio na quarta parcial. Bellucci teve chances de quebra não convertidas, Emilio teve um 15/40 não aproveitado e Bellucci quatro breaks no 4/4. A quebra veio no 11º game, liquidando no segundo match-points com equívoco do filho do campeão de Roland Garros em 1990, Andres Gomez. Festa do time em quadra para celebrar a vaga.