Thomaz Bellucci - Copa Davis (Foto: Cristiano Andujar/CBT)

Thomaz Bellucci (Foto: Cristiano Andujar/CBT)

TÊNIS NEWS
11/05/2016
11:34
ROMA (ITA)

O brasileiro Thomaz Bellucci, 37º da ATP, conseguiu mais uma vitória no Masters 1000 de Roma. Depois de Gael Monfils, ele bateu o também francês Nicolas Mahut, 48º, por 6/4 e 6/3, em 1h22min, avançando às oitavas de final na capital italiana.

Na próxima fase, ele enfrentará o sérvio Novak Djokovic, 1º do mundo. Os dois terão seu quarto encontro em Masters 1000 no intervalo de um ano – mediram forças em Paris, Montreal e nas mesmas oitavas de final, também em Roma, em 2015. Na ocasião, Thomaz deu muito trabalho ao tenista de Belgrado, jogando um primeiro set primoroso, em que venceu por 7/5, mas sucumbindo, depois, à qualidade do oponente, por 6/2 e 6/3. Ainda em Roma e também nas oitavas, houve o embate de 2010, quando Novak marcou um duplo 6/4. No total, brasileiro e sérvio se enfrentaram cinco vezes, com todas as vitórias indo para o 1º colocado.

O número 1 do Brasil iguala seu resultado do ano passado, mas ainda não garante a defesa de todos os pontos conquistados em 2015, já que, no ano passado, furou o qualifying, o que lhe garantiu 25 pontos. Alcançando os 90 da chave principal, a única forma de ele não abaixar a pontuação no ranking da próxima segunda é passando pelo principal tenista do planeta.

O JOGO
Na partida de hoje, o pior momento de Bellucci foi o início. Mahut saiu quebrando o saque do tenista de Tietê, que logo em seguida igualou o set. Os dois seguiram confirmando seus serviços, até que Bellucci conseguiu um 15/40 e a quebra no derradeiro décimo game, quando o rival sacava em 4/5.

Depois, na segunda etapa, o melhor tenista do Brasil tomou o saque de Nicolas no quarto game, abrindo 3/1. Num momento difícil, ele enfrentou uma oportunidade de quebra do adversário no game seguinte, mas saiu das cordas e confirmou, com um ace.

Por fim, o paulista manteve a calma e sacou com êxito em seus dois games seguintes, fechando em menos de uma hora e meia, garantindo a importante vitória.