Bellucci leva virada incrível e e eliminado no Rio Open

A exemplo do que aconteceu contra Nadal em edições anteriores, Fognini encarou o adversário e a torcida local

Thomaz Bellucci
ATP 250 Ecuador Open

Escrito por

Convidado da organização do Rio Open, o número três do Brasil e 123º da ATP, Thomaz Bellucci, levou uma virada inacreditável em batalha diante do italiano Fabio Fognini, 21º e quinto favorito do torneio, que saiu de 4/0 no segundo set.

Fognini encarou Bellucci apoiado por uma barulhenta e destemperada torcida por 2h52 de partida e fechou o placar em 6/7 (5) 7/5 6/2 tendo convertido quatro aces contra três do brasileiro, que venceu 59% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 65% de aproveitamento do italiano que cometeu 10 duplas-faltas contra duas do brasileiro, que salvou 15 breakpoints em todo o jogo.

A partida começou com o brasileiro sólido na devolução e cruzando as bolas para quebrar já no primeiro game. Entretanto, Bellucci não manteve a constância e viu o italiano devolver a quebra e vibrar. A vibração do italiano com um "Vamos!" que inflamou a torcida contra. Deste momento em diante a torcida carioca pegou em sua grande maioria "no pé" no tenista natural de Sanremo, que contou com oscilação de Bellucci, conquistou nova quebra no sexto game e abriu 5/2 no placar. Pressionado pelo backhand cruzado do italiano, o canhoto de Tietê salvou setpoint no oitavo game, foi firme na devolução e contou com segundo serviço do italiano para conquistar a quebra quando Fognini sacava para fechar a parcial e ainda salvou outros quatro sepoints quando sacava para fazer o 5/5. Com o jogo equiparado, a parcial foi para o tiebreak.

Nele, boa parte da torcida deixou foi embora e os tenistas trocaram diversas mini-quebras em erros e a definição ficou em belo backhand paralelo do brasileiro.

No segundo set, Bellucci abriu 3/0 com certa tranquilidade, com quebra no segundo game e viu o italiano pedir atendimento fisioterápico, aparentemente por um problema no pé. O jogo voltou e Fognini, vaiado em diversos momentos pela torcida voltou a ser quebrado. Com 4/0 no placar, Bellucci foi quebrado em belíssimo backhand cruzado do italiano, que esbravejou contra um torcedor exaltado na virada do game e tomou impulso para a virada. Foram quatro games consecutivos para Fabio Fognini, com quebra no sétimo game. Com a disputa igualada em 4/4, o brasileiro errou muito com forehand, foi quebrado no décimo primeiro game e ao ver o italiano confirmar, em ponto em que a raquete chegou a cair no chão e viu-se obrigado a disputar o terceiro set.

Nele, os tenistas iniciaram trocando quebras, mas Fognini reagiu e abriu 5/1 com quebras no terceiro e quinto games e administrou.

Na segunda rodada do Rio Open, Fognini, vice-campeão do Rio Open em 2015, encara a surpresa do Australian Open, o norte-americano Tennys Sandgren, que viu o campeão em Quito, no Equador, há duas semanas, Roberto Carballes Baena se retirar quando tinha 4/6 6/1 4/3 atrás no placar.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter