Thomaz Bellucci

Thomaz Bellucci (Foto: Jorge Rodrigues/Eleven/Lancepress!)

TÊNIS NEWS
25/09/2016
10:28
SHENZHEN (CHN)

Thomaz Bellucci, número 81 do mundo, que tem o posto de número 1 do país ameaçado por Thiago Monteiro - se o cearense ganhar o título do Challenger de Santos, passará o paulista – ganhou folga nesta segunda-feira, no ATP 250 de Shenzhen, na China, e só estreia na terça ou na quarta.

Seu adversário será o português Gastão Elias, 61º, que está na melhor fase da carreira. O confronto é inédito. Caso vença, Thomaz pode encarar o alemão Alexander Zverev, quinto favorito e 27º colocado, que estreia diante do japonês Yoshihito Nishioka.

A organização do torneio economizou no primeiro dia da chave principal e só programou três jogos de simples para acontecerem na cidade chinesa, um deles envolvendo o sétimo favorito da competição, Fabio Fognini, da Itália.

Após a campanha na Olimpíada, com vitórias sobre Pablo Cuevas e David Goffin e queda na quartas de final em jogão contra Rafael Nadal, Bellucci perdeu seus jogos no US Open e na Copa Davis, contra a Bélgica, e vem de quatro derrotas seguidas.

RETROSPECTO DE BELLUCCI NA ÁSIA
Os resultados de Thomaz na Ásia não são animadores. Em toda a carreira, o tenista de Tietê venceu apenas três jogos de chave principal nos doze torneios que disputou. A última vitória foi em Shanghai, há seis anos. Confira seu histórico no continente asiático:

2015
Pequim e Tóquio – Derrotas para David Ferrer e Milos Raonic

2014
Optou por não disputar torneios na gira asiática

2013
Ranqueado fora do top 100, optou por não jogar a gira asiática

2012
Tóquio e Shanghai – Derrotas para Alejandro Falla e Martin Klizan

2011
Pequim e Shanghai – Derrotas para Juan Carlos Ferrero e Dmitry Tursunov

2010
Pequim e Shanghai – Derrota para Marin Cilic; vitória sobre Marcel Ilhan e derrota na 2ª fase para David Ferrer

2009
Bangkok, Tokyo e Shanghai – Vitória sobre Guillermo García-Lopez e derrota para Viktor Troicki; derrota para Mikhail Youzhny; duas vitórias no qualifying, vitória sobre Marco Chiudinelli e derrota para Fernando González

2008
Bangkok – Derrota para Simone Bolelli