HOME - Thomaz Bellucci é eliminado no Brasil Open (Foto: Marcello Zambrana/AGIF/LANCE!Press)

Thomaz Bellucci (Foto: Marcello Zambrana/AGIF/LANCE!Press)

TÊNIS NEWS
18/05/2016
11:33
GENEBRA (SUI)

Depois de aplicar um pneu no melhor do mundo em Roma, o brasileiro Thomaz Bellucci, 39º no ranking da ATP, fez um grande início de jogo contra o argentino Federico Delbonis, 33º, no ATP 250 de Genebra, jogado sobre o saibro, em que defendia o título e 250 pontos de 2015.

A partida teve o placar de 6/3 e 6/0, em 1h03min de duração. Com o resultado, o paulista perde 230 pontos no ranking, cai quase 20 postos neste, à 57ª posição, podendo descer ainda mais, dependendo de resultados dos rivais nesta semana. A curva descendente é preocupante, na medida em que o ranking definitivo para as Olimpíadas do Rio de Janeiro será o do dia 6 de junho, e apenas os 56 melhores da ATP garantem vaga diretamente, sem necessitar de um convite.

O JOGO
A partida teve dois momentos. No início, os jogadores confirmaram seus saques e protagonizaram um grande confronto, com ótimas trocas de bolas, dignas de dois top 40 do tênis mundial. Jogando em altíssimo nível, Thomaz quebrou o saque de Delbonis no 2/2, dominando o argentino e mexendo-o na quadra, valendo-se de seu pesado forehand.

Tudo corria bem e o número 1 brasileiro fez 40/15 no game seguinte. Ele tomou conta do 40/30, foi à rede e, numa bola abaixada por ‘Fede’, executou um voleio alto e levou a passada. Na sequência, a devolução do hermano atingiu uma irregularidade na quadra. No break point, Bellucci espirrou a direita, isolando a bola.

Depois disso, não houve mais jogo. O atual campeão na Suíça parecia apenas oscilar, mas não voltou mais a trocar bolas; ele apenas errava, cada vez mais, e demonstrava uma frustração, que gradativamente crescia. Dessa forma, perdeu seu serviço novamente em 3/4 e o set por 6/3, em 38 minutos.

A segunda parcial inexistiu para o canhoto de Tietê. O tenista começou perdendo seu saque, da mesma forma que no terceiro e quinto games. Delbonis, sem trabalho algum, apenas colocando bolas em quadra, finalizou em seu saque, classificando-se às quartas de final em Genebra.

Ele espera o vencedor do embate entre o croata Marin Cilic, 3º favorito, e o letão Ernests Gulbis. O evento distribui pouco menos de 500 mil euros em prêmios.