Thomaz Bellucci - Copa Davis (Foto: Cristiano Andujar/CBT)

Thomaz Bellucci - Copa Davis (Foto: Cristiano Andujar/CBT)

Tênis News
09/05/2016
16:35
Roma (Itália)

O número um do Brasil e 37º do mundo, Thomaz Bellucci, voltou a vencer no circuito profissional ao bater o francês Gaël Monfils, 14º, na estreia do Masters 1000 de Roma, na Itália. Bellucci aguarda por definição de rival entre Cuevas e Mahut.

Em uma partida esquisita, em que o francês pareceu não sentir-se bem em quadra, Bellucci precisou de 1h36 para fechar a partida em 6/3 7/6 (2) tendo, inclusive, virado o segundo set. O paulista de Tietê no interior paulista converteu dois aces contra cinco do francês, que cometeu 33 erros não-forçados contra 25 do brasileiro, que disparou 26 bolas vencedoras contra 20 do francês.

Bellucci, que defende nesta semana 115 pontos conquistados ano passado na chave do ATP 250 de Genebra, na Suíça, onde ano passado, onde foi campeão, vai à segunda rodada no Masters de Roma, na Itália, onde encara o vencedor da partida entre o uruguaio Pablo Cuevas e o francês Nicolas Mahut.

O jogo

A partida começou com o brasileiro sacando firme e com uma postura agressiva. A decisão tática levou o brasileiro a cometer erros, mas a confirmar seus games de saque. A primeira quebra de saque chegou para o brasileiro no quarto game e a segunda no sexto. O paulista de Tietê abriu 5/1 no placar e sacando para o set, diante de um lento Gaël Monfils, vacilou, se afobou, e teve o saque quebrado ao sacar para a parcial. Monfils pediu atendimento médico, em virtude de um mal estar, e tentou reagir um pouco na partida.

Na segunda parcial, Monfils tomou uma coca-cola solicitada a sua equipe na tentativa de ganhar mais energia, como sempre faz e endureceu a disputa diante do brasileiro. Bellucci teve dois breakpoints no primeiro game da disputa os desperdiçou e foi quebrado no quarto game. Monfils seguiu pressionado por Bellucci, que chegou a ter três breakpoints no sétimo game e viu o francês abrir 5/2 no placar. Sem desistir, o brasileiro devolveu a quebra de saque no nono game, passou a pressionar e levou a etapa ao tiebreak.

Ali, Monfils não conseguiu confirmar nenhum de seus saques, conquistou dois pontos em vacilos do brasileiro, e claramente longe de sua melhor forma foi eliminado da competição.