Novak Djokovic

Novak Djokovic (Foto: USTA)

TÊNIS NEWS
15/10/2016
08:18
XANGAI (CHN)

O sérvio Novak Djokovic não conseguiu voltar ao caminho das vitórias neste segundo semestre. Na manhã deste sábado, ele caiu por duplo 6/4 para o espanhol Roberto Bautista Agut, 19º da ATP, e foi eliminado na semifinal do Masters 1000 de Xangai, na China.

Esta foi a primeira derrota do líder do ranking para o espanhol. Até então, em cinco jogos, foram cinco triunfos de Novak. Bautista alcança a primeira final de Masters 1000 da carreira, e buscará o título contra o vencedor do duelo entre o britânico Andy Murray e o francês Gilles Simon, que entram em quadra às 9h (horário de Brasília).

A campanha de êxito na China também leva Roberto à briga por uma vaga no ATP Finals, que reúne os oito melhores tenista do ano, em Londres, em novembro. Com os pontos garantidos em Xangai, ele ultrapassa Roger Federer e é o 13º da lista masculina. Se vencer amanhã, chega aos 2740 pontos no ranking de 2016 e se põe de vez no páreo (Dominic Thiem, 8º colocado, tem 3205).

Nole, por sua vez, pode ter seu posto de número um ainda mais ameaçado: com o resultado, ele vai aos 10600 pontos no ranking desta temporada; se campeão, Andy Murray vai a 9685, diminuindo, assim, a distância para menos de 1000 pontos depois de anos de domínio absoluto do sérvio.

O JOGO
Após um sólido início, Djokovic perdeu chances de quebra no 4/4 do primeiro set e acabou entregando seu serviço no 4/5, destruindo sua raquete depois do último game da parcial.

Na segunda etapa, Agut pulou na frente e dominou todo o set. Mesmo quebrado no 4/2, o espanhol conquistou mais um break e sacou em 5/3. No nono game, então, foram três match point perdidos num game de mais de dez minutos. As aspirações de uma volta por parte do sérvio foram diluídas quando, no game seguinte, Bautista alcançou sua quarta oportunidade de fechar o jogo e, em grande estilo, aplicou uma linda passada que marcaria sua primeira vitória sobre um número um do mundo.