Maria Menezes

Divulgação

TÊNIS NEWS
17/10/2016
00:47
Florianópolis (SC)

Começa nesta segunda-feira pela manhã e com entrada gratuita no Clube Bahiano de Tênis, a disputa da 32ª edição do Bahia Juniors Cup, maior torneio de tênis Infanto-juvenil do Nordeste, maior do país no segundo semestre e terceiro maior do Brasil na temporada.

São cerca de 230 tenistas de 11 países disputando as categorias 18 anos, com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Dois tenistas baianos, atuais campeões na categoria 14 anos, brilharam neste final de semana em Florianópolis conquistando a Copa Guga Kuerten e prometem chegar embalados em busca de bons resultados em Salvador, terra natal deles. Natan Rodrigues vai disputar a categoria 16 anos buscando sua terceira conquista no torneio baiano onde triunfou também com 12 anos. Pela conquista em Santa Catarina ele garantiu vaga no Le Mondial Lacoste, em Londres, na Inglaterra, de 13 até 20 de novembro. O torneio reúne oito dos principais tenistas e é disputado paralelamente ao ATP World Finals, evento com os oito melhores do ano no profissional que já tem garantidos nomes como Novak Djokovic, Andy Murray, Stan Wawrinka, entre outros e pode ter Rafael Nadal.

Maria Menezes foi bicampeã na capital catarinense e ganhou um convite pra chave principal dos 18 anos na capital baiana. Ela completará 14 anos em novembro e vai buscar seus primeiros pontos no ranking mundial da ITF. A jovem campeã ano passado nos 14 fez um grande ano conquistando título no Circuito Sul-Americano com um vice-cameponato e se classificando para a Gira Europeia que disputou no meio de ano.

"Foi muito bom conquistar o bicampeonato em Santa Catarina e o Bahia Juniors Cup tem a chave muito forte, sei que será difícil, mas vou jogar solta e tranquila, tentando o meu melhor sem responsabilidade", afirmou a baiana.

Outros baianos buscando títulos serão Gustavo Schwebel, Lucas Almeida e Arthur Chagas na categoria 14 anos, Lucas Ulm na 12 anos além de Vitor Rocha , João Sandoval, João Pedro Almeida na Kids.

A exemplo do que ocorreu em 2015, a 32ª edição do Bahia Juniors Cup terá rodada noturna começando entre 18h e 19h, uma grande atração para o público que acompanha de forma gratuita as partidas.

O Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos co Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.

Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.