33º Bahia Juniors Cup larga neste sábado em Salvador

Torneio é o 3º maior do país

Maria Menezes e Julia Catalina
Divulgação

Escrito por

Tudo pronto para o início neste sábado da 33ª edição do Bahia Juniors Cup, maior torneio juvenil do Nordeste e Norte, terceiro maior do país na temporada e mais valioso neste segundo semestre do Brasil. A competição que tem 220 atletas de nove países larga com a chave do qualifying e o Tennis Kids a partir das 12h nas quadras do Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA), que encerra as comemorações de seu Centenário.

O primeiros atletas desembarcaram nesta sexta-feira na capital baiana e já realizaram seus primeiros treinamentos nas oito quadras rápidas do clube com destaque para as baianas Maria Menezes e Júlia Catalino que fizeram trabalho juntas com a jogadora de Niterói (RJ), Isabela Mercante. Maria jogará pela segunda vez a chave mundial dos 18 anos. Com apenas 14 ela tem no curriculo títulos importantes na Gira Sul-Americana, participação no Mundial de 14 anos pela Seleção Brasileira, mas nesta temporada vem priorizando a parte física e os treinamentos: "Não venho jogando torneios desde abril, meu foco nos últimos meses tem sido o trabalho físico pra ficar forte e ajustes em coisas que preciso melhorar no meu jogo para entrar com tudo ano que vem jogando competições de 18 anos pelo mundo. Por não estar jogando muito não venho com grandes expectativas pro torneio, mas por outro lado vou entrar sem pressão, solta em quadra e mais experiente depois de minha participação ano passado", apontou a campeã do Bahia Juniors Cup na categoria 14 anos em 2015 quando tinha 12 anos e caiu na estreia ano passado fazendo uma grande e apertada partida diante de rival favorita.

Júlia Catalino, campeã de duplas e semifinalista de simples nos 14 anos em 2016, disputa pela primeira vez a categoria 16 anos: "Estou treinando bem, se jogar o que venho treinando posso ter um bom desempenho aqui. Vou dar o meu melhor na minha casa para ir bem", detalhou a soteropolitana que treina no Clube Bahiano de Tênis. Quem também pintou pelas quadras foi Gustavo Schwebel, vice-campeão nos 14 que jogará os 16 este ano buscando mais um bom resultado.

O baiano Natan Rodrigues, de 15 anos e que recentemente fez seus primeiros pontos no ranking mundial, tem estreia prevista para a terça-feira à noite. Ele segue na disputa do Mundial de 16 anos, a Copa Davis Juvenil, em Budapeste, na Hungria.

O evento, que tem entrada gratuita ao público, começa com a fase qualificatória dos 18 anos masculino mais as chaves principais do Tennis Kids nas categorias 9 e 10 anos neste sábado a partir das 12h. O Tennis Kids encerra neste domingo assim como a fase prévia do torneio mundial. O sorteio das chaves principais dos 18 anos, 16 e 14 anos será realizado no meio da tarde do domingo. A chave principal larga na segunda-feira, dia 25, finalizando no dia 30, sábado.

Nos 18 anos o evento é mundial contando com pontuação Grau 3 para o ranking da Federação Internacional de Tênis, nos 16 e 14 anos a pontuação é válida para o ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat.. A categoria 12 anos, com pontos pro ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, larga na quarta-feira, dia 27.

O torneio terá atletas do Brasil, Argentina, Chile, Canadá, Bolívia, Suíça, Estados Unidos, Peru e Portugal.

Tradição de revelar grandes talentos. Gustavo Kuerten já disputou torneio e fez final contra baiano - O Bahia Juniors Cup tem tradição de revelar grandes talentos do esporte do país. Pelo evento, que acontece desde 1985, já passaram nomes como Gustavo Kuerten, campeão na categoria 16 anos derrotando no terceiro set o baiano Duda Catharino Gordinho, Fernando Meligeni, Teliana Pereira, o atual número 1 do mundo e campeão de Wimbledon, Marcelo Melo Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, entre outros.

Ano passado os dois campeões foram brasileiros, Thiago Wild e Thaísa Pedretti, e fizeram bons papeis nos Grand Slams em 2017. Wild fez quartas em Roland Garros, ganhou importante torneio na Itália, em Santa Croce, e fez semi de duplas do US Open se consolidando entre os 20 melhores juniores do planeta e Pedretti passou rodada em Wimbledon entrando no top 50 da categoria. Participante em 2015, Felipe Meligeni foi campeão de duplas do US Open ano passado e campeão Sul-Americano na Argentina, e hoje já soma seus primeiros pontos no profissional assim como Wild e Pedretti.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter