Thaísa Pedretti

Bruno Rocha

TÊNIS NEWS
19/10/2016
01:46
Salvador (BA)

Atual campeã, a paulista Thaísa Pedretti, melhor tenista do Brasil e 60ª do ranking mundial, estreou com vitória 32ª edição do Bahia Juniors Cup no Clube Bahiano de Tênis, em Salvador (BA). O torneio é o maior de tênis Infanto-juvenil do Nordeste e maior do país no segundo semestre. A competição é a terceira maior do Brasil na temporada e conta com pontuação Grau 3 para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis. 

Pedretti, principal favorita ao título, não deu chances e superou a brasileira Raíssa Wagner por 6/0 6/1 e vai enfrentar a britânica Erika Dodridge: "Nunca existe jogo fácil, ainda mais em estreia, entrei com foco e determinação e consegui manter minha confiança das últimas partidas e fiz uma boa partida. Venho de jogos nosaibro aqui é mais rápido, precisei fazer algumas adaptações como não recuar tanto, jogar mais perto da linha, mas foi um bom começou", disse a tenista que vem de títulos no Uruguay Bowl, em Montevidéu, e na categoria principal da Copa Guga Kuerten, em Florianópolilis.

Sua próxima rival eliminou a baiana Maria Menezes, de 13 anos, por 6/7 (7/5) 6/0 6/0. Após um intenso primeiro set debaixo do calor baiano, Maria, que vem de título na Copa Guga Kuerten na categoria 14 ano, sentiu uma contratura nas costas e não conseguiu desempenhar seu melhor tênis. A baiana que treina no Clube Bahiano de Tênis disputa seu primeiro evento na categoria mundial principal até 18 anos e ainda jogará a chave de duplas ao lado de Mariana Borges.

"Fiz um bom primeiro set, um jogo muito intenso, no segundo cansei, senti contratura nas costas, se não tivesse sentido poderia ter mantido o bom nível e saído com a vitória. Saio chateada pela derrota, mas foi uma boa experiência pra minha carreira", avaliou Maria.

No masculino outros dois favoritos avançaram. O argentino Sebastian Baez, 110º colocado e principal cabeça de chave, passou pelo brasileiro João Ceolin por 7/5 6/1 e desafia o brasileiro Marcello Moreira. O pernambucano João Lucas Reis, terceiro pré-classificado, teve estreia difícil, ficou com quebra abaixo no set decisivo, mas passou pelo brasileiro Matheus Ferreira Leite com 6/1 3/6 6/4: "Comecei bem, coloquei vantagem fiz um ótimo primeiro set, depois caiu minha intensidade, ele botou 3/0 no terceiro set, mas consegui unir forças para virar. Venho de uma lesão no ombro, estava um pouco sem ritmo, fiz semi semana passada, talvez isso tenha pesado um pouco para essa queda, mas o importante é a vitória", destacou o tenista que enfrenta o carioca Christian Oliveira, jovem de 16 anos, campeão Brasileiro ano passado na categoria e que derrotou o qualifier argentino Natan Bianco por 6/4 6/1. Christian é natural da comunidade carente de Gardênia Azul, no Rio de Janeiro, e sua família tem origem na comunidade da Rocinha: "Será uma partida dura contra o João Lucas, ele vem jogando bem, está entre os favoritos, fiz uma boa estreia e espero atuar bem nesta segunda partida", comentou Oliveira.

Quarta-feira marca todos os jogos das oitavas de final na categoria principal e tem estreia de Natan Rodrigues, de Salvador, na categoria 16 anos - A quarta-feira será mais um dia cheio nas quadras do Clube Bahiano de Tênis. Serão 16 partidas de simples no masculino e feminino e mais oito nas duplas iniciando a partir das 9h30 com entrada gratuita.

Nos 16 anos, com pontos pro ranking Sul-Americano, Natan Rodrigues é o principal destaque e estreia às 9h30. O tenista de 14 anos encara Alex Sodré. Natural de Salvador, Natan irá para Londres disputar torneio Le Mondial Lacoste com outros sete dos melhores do mundo. O evento é paralelo ao ATP World Finals com os oito melhores do profissional e ele vai conviver e treinar com feras como Novak Djokovic, Andy Murray entre outros entre os dias 13 e 20 de novembro, prêmio pela conquista da Copa Guga Kuerten no último domingo.

Natan tem títulos conquistados no Bahia Juniors Cup nas categorias 12 e 14 anos nas últimas temporadas.

São 230 tenistas de onze países disputando as categorias 18 anos com pontuação Grau 3 pro ranking mundial da Federação Internacional de Tênis, 16 e 14 anos com pontuação pro ranking da Confederação Sul-Americana de Tênis, o Cosat, 12 anos e a novidade da categoria Kid´s, até 11 anos, com pontuação pro ranking da Confederação Brasileira de Tênis.

Resultados parciais desta Terça-Feira da Categoria Principal (18 anos ITF):

Sebastian BAEZ (ARG) [1] 2x0 Joao Vitor GONCALVES CEOLIN (BRA) 7/5 6/1

Thiago WILD (BRA) [2] 2x0 Gabriel Ciro DA SILVA (BRA) 7/6 (3) 6/3

Joao Lucas REIS DA SILVA (BRA) [3] 2x1 Matheus FERREIRA LEITE (BRA) 6/1 3/6 6/4

Matheus PUCINELLI DE ALMEIDA (BRA) [4] 2x0 Daniil SAVELEV (RUS) 6/3 6/0

Mateus ALVES (BRA) [6] 2x0 Kiev MOORES (EUA) 6/1 6/2

[7] Igor GIMENEZ (BRA) 2x0 Felipe ACOSTA (ARG) 6/1 6/3

Vinicius FEIJAO NOGUEIRA (BRA) 2x0 Lucas CRUZ (BRA) 6/2 7/4

Christian OLIVEIRA (BRA) 2x0 Natan BIANCO (ARG) 6/4 6/1

Joao GIANNELLA (BRA) venceu Luiz Eduardo SANTOS (BRA) por 7/6 (6) 3/0 desistência

Bruno PESSOA (BRA) 2x0 Armando FERREIRA (BRA) 6/4 6/2

Bruno CAULA (ARG) 2x1 Paulo Andre SARAIVA (BRA) 2/6 7/5 6/1

Gabriel BUGIGA (BRA) 2x0 Alberto Karl MELLO (BRA) 6/3 6/3

Arthur BERNABE (FRA) 2x0 Joao FERREIRA (BRA) 6/2 6/1

Pedro CORDEIRO (BRA) 2x0 Diego PADILHA (BRA) 6/4 6/3

Feminino

Ana Luiza CRUZ (BRA) 2x0 Maria Alice VIEIRA (BRA) 6/1 6/2

Luiza FULLANA (BRA) 2x0 Isabela CAMPOS BIFANO (BRA) 6/3 7/5

Erika DODRIDGE (GBR) 2x0 MARIA MENEZES (BRA) 6/7 (7/5) 6/0 6/0

Programação desta Quarta-Feira (19/10) - Categoria Principal

Quadra 1

9h30 - (1) Sabastien Baez (ARG) x Marcello Moreira (BRA)

A Seguir - (3) João Lucas Reis (BRA) x Christian Oliveira (BRA)

12h30 - (8) Ezequiel Santalla (ARG) x Vinicius Feijão (BRA)

Arthur Barnabe (FRA) x (2) Thiago Wild (BRA)

15h - Daota Fordham (EUA) x Ana Paula Melilo (BRA)

A Seguir - (1) Thaísa Pedretti (BRA) x Erika Dodridge (GBR)

17h30 - Matheus Pucinelli (BRA)/João Lucas Reis (BRA) x I. Gimenez/B. Pessoa ou G. Diniz/P. dos Santos

A Seguir - L. Cruz/G. da Silva ou M. Leite/M. Moreira x A. Bernabe/D. Savelev ou V. Feijão/T. Wild

19h30 - D. La Fuente/T. Pedretti ou B. Teixeira/M. Vieira x K. Araujo/E. Cheng ou I. Bifano/A. Gomes

Quadra 2

9h30 - Bruno Caula (BRA) x Gabriel Bugiga (BRA)

A Seguir - Bruno Pessoa (BRA) x (6) Mateus Alves (BRA)

12h30 - João Gianella (BRA) x (4) Matheus Pucinelli (BRA)

A Seguir - (7) Igor Gimenez (BRA) x Pedro Cordeiro (BRA)

15h - Rebeca Silva (POR) x (6) Nathalia Gasparin (BRA)

(8) Maia Haumuller (ARG) x Thassane Abrahim (BRA)

17h30 - G. Bugiga/M. Alves ou P. Cordeiro/A. Mello x Felipe Acosta/Ezequiel Santalla (ARG)

A Seguir - N. Bianco/B. Caula ou D. Padilha/L. Santos x Sebastien Baez/Christian Oliveira (ARG/BRA)

19h30 - E. Dodridge/R. Silva ou N. Beidacki/L. Fullana x A. Marques/J. Tozzi ou P. Baranano/A. Cruz

Quadra 3

12h - Luiza Fullana (BRA) x (5) Maria Corado (GUA)

15h - Andressa Gomes (BRA) x (4) Vitoria Okuyama (BRA)

A Seguir - M. Haumuller/M. Corado ou M. Borges/M. Menezes x T. Abrahim/N. Teixeira ou A. Baldakina/K. Biong

19h30 - M. Correa/A. Melilo ou D. Fordham/G. Gulin x L. Teodoro/R. Wagner ou V. Okuyama/N. Gasparin

Quadra 4

12h - (3) Paula Baranano (ARG) x Ana Cruz (BRA)

15h - Lara Isis (BRA) x Erika Cheng (BRA)

O 32º Bahia Juniors Cup, que tem edição comemorativa dos 100 anos co Clube Bahiano de Tênis, é um revelador de talentos. Disputado desde a década de 80, o evento trouxe ano passado o sobrinho de Fernando Meligeni, Felipe Alves Meligeni, que recentemente encerrou sua carreira juvenil conquistando o US Open nas duplas se tornando o quinto brasileiro na história a ganhar um Major como júnior, feito alcançado por exemplo por Gustavo Kuerten nas duplas de Roland Garros em 1994. Kuerten que esteve no evento anos antes conquistando a categoria 16 anos em final apertada diante do baiano Duda Catharino, hoje diretor do evento e que coordena a equipe de competição do Clube Bahiano com um dos grandes talentos do tênis local e melhor do país nos 14 anos, Maria Menezes.

Além de Guga, o torneio teve a presença de Fernando Meligeni, semifinalista de Roland Garros em 1999, quarto lugar na Olimpíada de Atlanta de 1996 e ex-top 25 profissional, Marcelo Saliola, Marcio Carlsson, Marcos Daniel, Jaime Oncins, Flavio Saretta, André Sá, Daniel e Marcelo Melo dentre muitos outros nomes expoentes do tênis brasileiro.

Mais informações, programações, chaves e fotos no site do torneio http://www.bahiajuniorscup. com.br . Mais Fotos em alta resolução solicitar por email ou pelos contatos abaixo.

Serviço:

Onde: Clube Bahiano de Tênis

Endereço: Rua Oito de Dezembro, 525 - Graça - Salvador (BA)

Entrada Gratuita

Chave Principal: 17 até 22 de Outubro a partir das 9h

Finais previstas para 9h ou 10h no Sábado

O Bahia Juniors Cup conta com o patrocínio do Governo do estado da Bahia pela Sudesb- Superintensd e da Construtora Moura Dubeux e apoio da Gatorade, Águas Meleva e Cassi Turismo. O evento é chancelado pela Federação Bahiana de Tênis, Confederação Brasileira de Tênis, Federação Internacional de Tênis e Cosat.