Argentino e canadense levam os títulos em Porto Alegre

Torneio é um dos nove maiores do mundo

Sebastian Baez
Gabriel Heusi / Heusi Action

Escrito por

Depois 14 anos um argentino volta a conquistar o 35º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre apresentado por Gerdau e Itaú com apoio da Lei de Incentivo ao Esporte - Ministério do Esporte - Governo Federal.. Em uma partida que foi marcada pelo forte calor que atingia a Associação Leopoldina Juvenil, Sebastian Baez conquistou o troféu contra o dominicano Nick Hardt por 6/1 6/4.

No primeiro set Baez sobrou. Quebrando dois serviços de Hardt, o argentino não tomou conhecimento de seu rival e o venceu por 6/1. No segundo, Baez enfrentou um pouco mais de dificuldade, forçando bastante as bolas longas, Nick conseguiu encostar na partida e fazer uma jogo mais duro, no entanto, não conseguiu aguentar a pressão e em 1h20min de jogo Sebastian venceu o set por 6/4 e levantou a taça, seu maior troféu na carreira.

“Acredito que foi um bom jogo, apresentamos um grande tênis. No primeiro set errei quase nada, então foi preponderante para o placar mais dilatado. No segundo set foi mais parelho, mas nos momentos decisivos os pontos ficaram mais para o meu lado”, disse o tenista que ergue a segunda taça seguida após vencer no final de semana anterior o Banana Bowl, em Criciúma (SC).

“Estou muito orgulhoso da minha conquista, principalmente por se tratar de um dos maiores torneios do na minha categoria, mas tenho que dividir com todas da minha equipe, sem eles não conseguia chegar a resultados tão expressivos. Vou ficar com uma excelente imagem da capital gaúcha e do campeonato. Todos me trataram muito bem. Foi tudo perfeito, quadras, hotel, alimentação, boleiros, arbitragem, todos que fazem parte do staff para o torneio ser tão grandioso e de excelente qualidade”, celebrou.

Baez, que se torna o primeiro argentino desde Eduardo Schwank em 2004 a vencer o torneio, será o número dois do mundo na lista do ranking da Federação Internacional de Tênis na segunda-feira, seu melhor desempenho: "Estou muito feliz, fruto do grande trabalho com minha equipe e meu técnico Sebastian Rodriguez, não imaginava atingir esse ranking e agora quero ir por mais e ir bem no profissional".

Canadense de 15 anos levanta o troféu no feminino e repete feito de Eugenie Bouchard

A canadense Leylah Annie Fernandez, 84ª do mundo, levou a melhor no confronto diante da dinamarquesa Clara Tauson, 65ª, na final dos 18 anos feminino do 35º Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre apresentado por Gerdau e Itaú. Fernandez, de 15 anos, venceu por 6/3 7/6 (7/4).


No primeiro set as duas tenistas mostraram muito nervosismo, principalmente no saque. No entanto, conquistando um bom aproveitamento no serviço, Leylah conquistou o primeiro set por 6/3. Na série seguinte, a canadense apresentou novamente cansaço e deixou Tauson crescer no jogo. A nórdica teve quebras de serviço à frente, mas Leylah virou, sacou para a vitória em 6/5 desperdiçou dois match-points, um deles com dupla-falta e teve que jogar o tie-break onde tranquilizou para definir a partida


A nova campeã avalia de bastante crítica sua conquista e pondera sobre alguns pontos que poderia ter sido melhor na partida: “Final foi bem difícil, não consegui apresentar um grande tênis. Estava muito nervosa. Primeira final de um torneio tão grande. O importante durante toda a competição foi minha determinação e que não desanimei em nenhum momento, tudo que meu pai me ensinou", disse a jogadora nascida no Equador de pai equatoriano e mãe canadense. Ele se mudou cedo para Montreal onde treina na federação local.

“Estou muito feliz e contente demais, é uma honra vencer aqui um dos maiores torneios infanto juvenil do mundo. Sou bem sincera, quando cheguei, não esperava ir tão longe. Não pensei em resultados, queria jogar para pegar experiência. Foi uma bela de uma conquista este título, sem palavras, fica até complicado descrever a emoção”, celebrou.

Fernandez se torna a segunda canadense campeã na história do evento igualando o feito de Eugenie Bouchard campeã de 2011. Bouchard foi ao top 5 do profissional em 2014 com o vice-campeonato de Wimbledon e é uma das musas do tênis mundial.

Definidos os campeões do Tennis Kids

O domingo definiu os campeões do Tennis Kids a partir dos 8 anos nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil. Conquistas para o Distrito Federal, São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Santa Catarina. No Tennis Kids a pontuação vai para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis. Nos 8 anos masculino troféu para o matogrossense Livas Eduardo, nos 9 anos para o goiano Luis Miguel e para a paulista Luiza Pereira, nos 10 anos masculino para o brasiliense Pedro Chabalgoity e entre as meninas para a paulista Gabriela Castro. Nos 11 anos o mineiro Victor Cunha e a catarinense Ana Campigotto.

O Rio Grande do Sul foi vice-campeão nos 10 anos masculino com Pedro Dietrich e nos 11 anos feminino com Vitória Redin.

Diretor do torneio faz avaliação positiva da 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre

Diretor do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre em todas as 35 edições, o gaúcho Ennio Moreira comemorou a realização da competição que terminou neste domingo: "

Hall dos Campeões

18M - Sebastian Baez (ARG) / Vice: Nick Hardt (DOM)

18MD - Sebastian Baez/Clement Tabour (ARG/FRA) / Vices: Tyler Zink/William Grant (EUA)

18F - Leylah Fernandez (CAN) / Clara Tauson (DIN)

18FD - Clara Tauson/Anastasia Tikhonova (DIN/RUS) / Vices: Mariam Dalakishvili/Ania Hertel (GEO/POL)

16M - Campeão: Gustavo Heide (BRA) / Vice-campeão: Pedro Boscardin (BRA)

16MD: Pedro Boscardin Dias/João Loureiro (BRA) / Vices: Sebastian Defillipis/Francisco Llanes (CHI/URU)

16F - Campeã: Guillermina Grant (URU)/ Vice: Isadora Machado (BRA)

16FD - Thassane Abrahim/Sofia Mendonça (BRA) / Camila Bossi/Juliana Munhoz (BRA)

14M - Lautaro Midon (ARG) / Vice: Gonzalo Bueno (PER)

14MD - Campeões: Gonzalo Bueno/Nicolas Mendoza (PER/COL) / Vices: Matias Juri/Lataro Midon (ARG)

14F - Campeã: Solana Sierra (ARG) / Vice: Gabriela Flores (BOL)

14FD - Ana Paula Sanchez/Ximena Araneda (MEX/GUA) / Vices: Isabella Colmenares/Alessia Martinez (VEN/PER)

12M - Davi Daniel (RS) / Vice: Thiago Guglieri (RS)

12MD - Davi Daniel / Thiago Guglieri (RS) / Vices: Pedro Rodrigues (MG)/Ettore Danesi (SP)

12F - Gabriela Félix (RJ)/ Vice: Olivia Carneiro (SP)

12FD - Olivia Carneiro (SP) /Gabriela Félix (RJ) / Vices: Cecília Costa (PE)/Luana Paiva (BA)

8M - Livas Eduardo (MT) / Vice: Victor Pignaton (ES)

9M - Luis Miguel (GO) / Vice: Leonardo Santos (PR)

9F - Luiza Pereira (SP) / Vice: Carolina Castro (MG)

10M - Pedro Chabalgoity (DF) / Pedro Dietrich (RS)

10F - Gabriela Castro (SP) / Vice: Leticia Marangoni (SP)

11M - Victor Cunha (MG) / Arthur Bromm (GO)

11F - Ana Campigotto (SC) / Vice: Vitoria Redin (RS)

A 35ª edição do Campeonato Internacional Juvenil de Tênis de Porto Alegre teve a presença de cerca de 1 mil atletas de 59 países e foi um dos nove maiores eventos do mundo na categoria 18 anos. Na categoria 16 e 14 anos os jogos valeram para o ranking Sul-Americano do Cosat, nos 12 anos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis, estas três categorias no Sogipa, assim como o Tennis Kids, que foi realiziado na Associação Leopoldina Juvenil.

O torneio teve a presença de jogadores da África do Sul, Alemanha, Argélia, Argentina, Austrália, Bélgica, Bielorússia, Bulgária, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Equador, Egito, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Geórgia, Grã-Bretanha, Grécia, Guatemala, Indonésia, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Holanda, Hungria, Japão, Letônia, Malásia, México, Nova Zelândia, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Rep. Dominicana, Rep. Tcheca, Romênia, Rússia, Sérvia, Suécia, Suíça, Tailândia, Turcomenistão, Turquia, Tunísia, Ucrânia, Uruguai, Venezuela.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter