Rip Curl Grom Search

Em sua 17ª edição, torneio terá a abertura nos próximos dias 23 e 24, na Praia da Ferrugem (Foto: Divulgação)

RADAR/LANCE!
07/01/2016
15:12
Rio de Janeiro (RJ)

Com o surf brasileiro em alta no cenário mundial, a nova geração continua sendo preparada para o futuro. Realizado tradicionalmente no início de cada temporada, durante o verão, o principal campeonato do Brasil na modalidade para atletas com até 16 anos de idade já tem definidas as datas e locais das três etapas de 2016. 
 
Em sua 17ª edição consecutiva, o Rip Curl Grom Search terá a abertura nos próximos dias 23 e 24, na Praia da Ferrugem, em Garopaba/SC. Na sequência, os competidores se encontram em outros dois emblemáticos picos do surf brasileiro: a Praia de Itaúna, em Saquarema/RJ, nos dias 20 e 21 de fevereiro; e na Praia de Maresias, em São Sebastião, nos dias 5 e 6 de março.

O campeonato conta com as categorias grommet (sub12), iniciante (no máximo 14 anos), mirim e feminina (ambas com limite de 16 anos). Novamente, a expectativa é atrair os principais nomes da nova geração do surf brasileiro, como forma de incentivá-los para seguir as mesmas trajetórias de destaques como Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo, por exemplo, que competiram neste evento e brilham na elite mundial. 

Com o slogan “Muito mais do que um campeonato de surf”, o evento, homologado pela Confederação Brasileira de Surf, conta com vários atrativos além das ondas, com muita diversão e conscientização socioambiental em cada etapa.

- Apesar do circuito ter seu caráter competitivo e ser referência nacional na revelação de novos talentos, existem muitas atividades que são realizadas no final de semana, que fortalecem o vínculo de amizade entre os participantes e toda uma atmosfera de muita diversão e espírito de camaradagem fazendo com que esse evento seja "Muito mais que um campeonato de Surf – disse Fernando Gonzalez, responsável pelo marketing da Rip Curl no Brasil.
 
As inscrições para primeira etapa na praia da Ferrugem serão realizadas a partir do dia 11, diretamente com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF). Os campeões da mirim e da feminina garantirão suas vagas à final internacional do Rip Curl Grom Search 2017, em algum lugar do Mundo, reunindo atletas que competem nesse mesmo circuito em países como Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Indonésia, Nova Zelândia e Europa. Eles terão as passagens e hospedagens pagas pela Rip Curl para representar o Brasil. 

No ano passado, o Rip Curl Grom Search teve um grande momento no Brasil, com a realização da final internacional na praia de Maresias, onde o fenômeno Samuel Pupo “reinou” em casa, para ser o segundo brasileiro campeão, igualando o feito de Gabriel Medina em 2010, na Austrália.
 
Na disputa nacional, o catarinense Anderson Júnior e a carioca Luara Thompson faturaram os títulos entre os mais velhos e estão classificados para a final internacional deste ano, que ainda terá o lugar divulgado. Leonardo Barcelos, também de Santa Catarina, faturou na iniciante, enquanto que Diego Aguiar, de São Paulo, faturou na grommet.