Projeto da Secretaria de Esporte e Lazer promove doação de pranchas

O "Surf Social" será realizado nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro, e prevê a doação de 90 pranchas para alunos de nove escolinhas de iniciação esportiva da modalidade

Surf social
Doação de pranchas em Saquarema antes da etapa brasileira do circuito mundial de surf (Foto: Rogério Santana)

Escrito por

Com o intuito de incentivar a prática do surf no Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) realizará, nesta sexta-feira, a segunda etapa do "surf social", que prevê a doação de 90 pranchas às escolinhas de iniciação esportiva localizadas em Guaratiba, Recreio, Barra da Tijuca, Arpoador e São Conrado, nas zonas Sul e Oeste da capital carioca.

A iniciativa, que conta com a parceria da World Surf League (WSL), acontece às 15h na Praça Duó, localizada na Barra da Tijuca. Nove escolinhas serão beneficiadas, entre elas a ADAPTFURF, que atende pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida através de aulas gratuitas de surf adaptado. Cada projeto receberá dez pranchas com leash, conhecido como "cordinha" ou "estrepe", que mantém a prancha presa ao tornozelo. O secretário Thiago Pampolha confirma a presença do bicampeão Teco Padaratz na cerimônia de entrega e explica a importância do incentivo ao esporte, que será uma das modalidades dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.

- A Secretaria procura trabalhar com o foco em ações sociais e acredita no estímulo à prática esportiva a partir da infância e da juventude. O surf ganha ainda mais protagonismo porque, a partir de agora, se tornou uma modalidade olímpica. Os jovens terão a oportunidade de se inspirar nos nossos surfistas para que se tornem campeões na vida - pontuou.

A primeira ação realizada pela Secretaria, que está ligada a Lei de Incentivo ao Esporte, aconteceu em Saquarema, em maio deste ano, pouco tempo antes da etapa brasileira do circuito mundial, o Oi Rio Pro. Na ocasião, 90 alunos de sete escolas da rede estadual de ensino da cidade receberam o mesmo kit. As pranchas disponíveis são distribuídas para alunos com idades entre 14 e 20 anos, dependendo do desempenho escolar, assiduidade e situação socioeconômica de cada estudante.

O evento marcado para esta sexta-feira (20) coincide com o início do Neutrox Weekend, que atende o público feminino com competições e outras atividades que serão realizadas no Posto 3 da Praia da Barra, no próximo domingo (22). A principal atração do evento é a etapa do QS 1500, válida pelo WSL Qualifying Series e pelo ranking sul-americano profissional da WSL South America. Ao todo, 35 surfistas de sete países entrarão no mar em busca de suas melhores pontuações no WSL Qualifying Series, de olho no ranking que classificará seis das competidoras para a elite das Top-17 do World Surf League Championship Tour.

Veja a lista dos projetos beneficiados:

• Escola de Surf de Guaratiba - Barra de Guaratiba
• Projeto Surf no Alemão - Praia da Macumba
• Escola de Surf Andrea Lopes - Barra da Tijuca
• Escola de Surf Jerônimo Telles – Recreio dos Bandeirantes
• Escola de Surf CADES - Recreio dos Bandeirantes
• Escola de Surf Rico de Souza - Recreio dos Bandeirantes
• Escola de Surf Team Bispo - Arpoador
• Escola da Associação de Surf da Rocinha - São Conrado
• AdaptSurf - Barra da Tijuca

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter