Havaiana de 18 anos é campeã mundial de longboard

Honolua Blomfield superou Lindsay Steinried na final da última etapa do Circuito Mundial e faturou o mundial; Brasileira cai na terceira fase

Taiwan - Honolua Blomfield
Honolua Blomfield conquista seu primeiro título mundial (Foto: WSL / Tim Hain)

Escrito por

Com apenas 18 anos, a havaiana Honolua Blomfield venceu a segunda e última etapa do Circuito Mundial de longboard em Jinzun Harbor, no Taiwan e, de quebra, levou o título mundial. A jovem frustrou os sonhos da brasileira Chloé Calmon, que acabou caindo na terceira fase da competição. 

Para levantar o caneco, Blomfield superou, na final, a campeã do mundo em 2011, Lindsay Steinriede (EUA). A havaiana somou 18,60 contra 16,50 de sua adversária. 

- Me sinto como se estivesse no topo do mundo e isso tudo é surreal. Ver todo o seu trabalho duro ser recompensado dessa maneira, é o melhor sentimento do mundo e certamente esse é o melhor dia da minha vida. Eu entrei com tudo na final, pois a Lindsay (Steinriede) estava ganhando notas altas durante todo o dia, então eu teria que ser melhor do que ela de alguma forma. Foi um dia incrível, com altas ondas e o swell (ondulação) continua bombando lá fora. Terminar um evento assim, em boas condições e com o título mundial, é quase inacreditável para mim e estou muito feliz - afirmou a havaiana.

Mesmo com o vice-campeonato, a americana se disse contente com o resultado e com a temporada. Lindsay ainda aproveitou para elogiar a jovem adversária. 

- Estou muito contente com o encerramento do evento em ondas incríveis como as de hoje (quarta-feira) aqui em Taiwan. Estou realmente feliz por ter feito boas baterias e só tentei aproveitar ao máximo essas ondas. O ano foi ótimo, com dois eventos para decidir o título mundial, pois isso nos deu mais uma oportunidade de sucesso. A Honolua tem apenas 18 anos de idade e está surfando de forma incrível. Estou feliz por ela, que fez um surfe inacreditável na final e certamente foi o melhor dia de ondas que tivemos em Taiwan. Esse lugar é maravilhoso e já estou ansiosa para voltar aqui no ano que vem - disse Steinriede.

A brasileira Chloé Calmon era a atual líder do ranking mundial, com 27 pódios consecutivos. A carioca de 22 anos foi para a competição com chances de ser a primeira brasileira campeã mundial. A derrota para Lindsay Steinriede na segunda bateria da terceira fase adiou o sonho verde e amarelo. 

Com o encerramento da categoria feminina, agora só falta decidir o campeão mundial de 2017 masculino. A primeira chamada para a rodada classificatória para as quartas de final será às 21h (horário de Brasília) desta quarta-feira. O atual campeão mundial, Phil Rajzman, vai disputar a primeira bateria do dia e outro competidor do Rio de Janeiro, Rodrigo Sphaier, entra na terceira. Os dois brasileiros são os únicos sul-americanos que seguem vivos na disputa pelo título da etapa na Ilha Taiwan.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter