John John Florence comemora título da etapa do Rio
Jonas Moura
19/05/2016
11:37
Rio de Janeiro (RJ)

O popular John John Florence conquistou o bicampeonato do Oi Rio Pro, etapa brasileira do Circuito Mundial de surfe (WCT). Algoz de Adriano de Souza na semifinal, o havaiano não deu chances ao australiano Jack Freestone nesta quinta-feira, no Postinho, e repetiu o feito de 2012, quando levou a taça na capital fluminense.

- Adoro o lugar e as pessoas. Estou amarradão por ter conquistado o título aqui de novo. Não acreditei que já tinha somado uma pontuação alta em vinte minutos. É claro que minha meta é ser campeão mundial. Vamos ver o que vai acontecer - disse Florence.

Com 9,70 e 9,27 como melhores notas, Florence somou 18,97 e superou o rival, que não passou de 16,13 (7,80 e 8,33). Freestone foi o responsável pela eliminação de Gabriel Medina na fase anterior.

John John chegou ao Rio de Janeiro com certa discrição. Um dos principais nomes no circuito nos últimos tempos, o surfista foi uma das "vítimas" das zebras desta surpreendente temporada, assim como Mineirinho e Medina. 

Até a etapa do Rio, o havaiano era apenas o 13º colocado no ranking mundial, após ficar em quinto na abertura do torneio, em Gold Coast (AUS), e em 13º nos dois eventos seguintes, em Bells Beach (AUS) e Margaret River (AUS).

- As ondas estavam difíceis, e todo mundo surfou muito bem. Foi uma longa semana, com dias divertidos. Todo mundo me apoiou! Havia muita gente torcendo por mim - declarou Florence.

Com o título no Rio, o surfista de 23 anos soma 10.000 pontos, chega a 18.700 e pula para a terceira colocação no ranking. O líder ainda é o australiano Matt Wilkinson, campeão de duas etapas, com 24.500. Em segundo lugar, está o brasileiro Italo Ferreira (18.750).

O terceiro colocado foi Mineirinho, que somou 6.500 pontos e passou de 14º para o sexto lugar geral. Já Gabriel Medina pulou da 18ª para a nona posição.

A próxima etapa do WCT será realizada em Fiji, entre os dias 5 e 17 de junho.