‘Sport mudou de atitude, e busca é por primeiros lugares’, dizem especialistas

Repórteres de Pernambuco avaliam a nova rota do Leão, e traçam expectativas para o Sport após a chegada ao G6 da Libertadores

O Sport inicia de forma promissora a temporada, ao bater o Sampaio Corrêa por 1 a 0 na sua estreia na Copa do Nordeste
(Foto: Divulgação/Sport)

Escrito por

A arrancada do Sport no Brasileirão saltou os olhos nas últimas rodadas. Após um início marcado por oscilação, a equipe engatou uma sequência de quatro vitórias em cinco jogos - a mais recente, a goleada por 4 a 0 sobre o Atlético-GO, que consolidou a ida ao G6 da competição.

O panorama do Leão,  que tem folha salarial em torno de R$ 3,5 milhões, é visto como promissor pela imprensa local. Repórter da Rádio Jornal, Igor Moura apontou ao LANCE! os divisores de águas para a equipe:

-  A chegada de Vanderlei Luxemburgo pesou muito. Com a grande trajetória de títulos que tem, ele pôde cobrar dos jogadores uma nova atitude. O divisor de águas veio na derrota do Sport para o Vitória, quando ele fez cobranças duras ao fim da partida. A equipe cresceu muito, fez jogos duríssimos, foi conseguindo uma série de vitórias no Brasileirão... Para completar, venceu o título pernambucano e segue bem na Copa Aul-Americana.

Aos olhos do repórter Paulo de Tarso, a postura de Luxemburgo trouxe uma mudança de atitude dos leoninos no gramado:

- Os jogadores passaram a acreditar na recuperação e ela veio de imediato. Coletivamente, o time está respondendo e os resultados estão aí. 

Moura apontou algumas mudanças também na equipe:

- A marcação ficou mais organizada, e apenas Ronaldo Alves surge como titular absoluto. Além disto, Mena caiu como uma luva no Sport, e tornou-se tanto importante no apoio à defesa quanto opção crucial para jogadas de ataque.  Nos outros setores, Rithely vem rendendo bem, Diego Souza aparece sempre que é preciso, e André está em ótima fase. O Sport tem feito uma mescla de idade muito importante, na qual experientes como Durval e jovens como Everton Felipe e Patrick funcionam muito bem em campo.

Paulo de Tarso apontou que o ambiente do elenco também é fundamental para o Leão ir bem no Brasileirão:

- Todos se sentem à vontade no clube. André e Diego Souza jogaram juntos em 2015, reeditaram a parceria, Patrick surgiu muito bem e Everton Felipe amadureceu demais com Luxemburgo.

A expectativa por um fim de ano com boas alegrias não parece tão distante do Sport:

- Muitos dizem que este time do Sport é tão talentoso quanto o de 2015, que acabou o Brasileiro em sexto lugar. É impressionante como o elenco está muito seguro em campo - declarou Igor Moura.

Já Paulo de Tarso apontou que a pretensão é partir para as primeiras colocações:

- Há um bom investimento no clube e o discurso é brigar por algo grande. O Sport tem esta pretensão. É bem organizado, tem boa estrutura, consegue segurar seus principais jogadores.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter