Ricardo Oliveira - Seleção (Foto: Pablo Kennedy/Lancepress!)

Ricardo Oliveira - Seleção (Foto: Pablo Kennedy/Lancepress!)

EDUARDO LUCIZANO
12/11/2015
10:00
São Paulo (SP)

A partida desta sexta-feira entre Argentina e Brasil, pela terceira rodada das Eliminatórias da América do Sul, em Buenos Aires, pode ser histórica (o jogo foi adiado nesta quinta por conta da chuva). As ausências de Agüero e Messi serão sentidas, mas é a provável presença de Ricardo Oliveira que torna o jogo ainda mais relevante.

O atacante do Santos deve se transformar no jogador mais velho a defender a Seleção Brasileira em Eliminatórias de Copa do Mundo. O atual detentor do recorde é Cafu, campeão do mundo em 1994 e 2002.

Aos 35 anos, seis meses e três dias, Cafu participou da vitória por 3 a 0 sobre a Venezuela, na última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, em 10 de dezembro de 2005.

- A idade é um aspecto que não pesa, mas sem dúvida é marcante alcançar este cenário de ser o mais velho. É a prova de que as dificuldades para mim funcionam como combustível - disse Ricardo Oliveira ao LANCE!.

O atacante terá 35 anos, seis meses e seis dias no jogo desta sexta no Monumental de Nuñez, fato que não parece preocupar o maior goleador do ano no país. Chamado para as duas primeiras partidas contra Chile e Venezuela, Oliveira fez um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre os venezuelanos no Castelão e superou Romário em idade.

- Seleção Brasileira sempre foi algo muito bem-vindo na minha carreira. Nunca fui protagonista, mas sempre tive o desejo de estar lá dentro. Na oportunidade que me dão, sempre dou o melhor.

Em vez de ser algo negativo, ele acredita que a idade o faz enxergar os melhores caminhos para brilhar com a camisa amarela.

- Desta vez a Seleção veio em um momento em que estou mais experiente, conhecendo bem os atalhos, sem problemas físicos ou de outra natureza.

OS MAIS VELHOS EM ELIMINATÓRIAS PELA SELEÇÃO
1. Cafu (35 anos, seis meses e três dias)
2. Ricardo Oliveira (35 anos, cinco meses e sete dias)
3. Romário (35 anos, cinco meses e dois dias)
4. Aldair (34 anos, seis meses e 29 dias)
5. Zizinho (34 anos, seis meses e 17 dias)