Coleitva Seleção Brasileira - Dunga (foto:Aldo Carneiro/Lancepress!)

Dunga anuncia nesta quinta-feira a lista da Seleção Brasileira para a Copa América (foto:Aldo Carneiro/Lancepress!)

Radar/LANCE!
05/05/2016
07:10
Rio de Janeiro (RJ)

Ansiedade, sangue frio, precisão... Essas três palavras ilustram bem a diversidade de sentimentos que devem cercar a divulgação dos convocados para defender o Brasil para edição centenária da Copa América, mês que vem, nos Estados Unidos. O anúncio, que acontece nesta quinta-feira, e você acompanha ao vivo aqui no LANCE! às 11h, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, definirá os 23 nomes de 40 previamente divulgados pela entidade na semana passada que estarão na competição. O grupo terá duas missões bem complexas pela frente, entre elas “garantir” a permanência do técnico Dunga no cargo.

Após os recentes resultados abaixo do esperado, sobretudo a sexta posição nas Eliminatórias para a Copa-2018, fizeram o trabalho do comandante brasileiro ficar na berlinda. Por ora, Dunga, que deixou de fora nomes como David Luiz e Marcelo da lista, permaneceu. No entanto, o desempenho na Copa América pode ser levado em conta para o seguimento do trabalho na Seleção. Boas atuações dos seus escolhidos e consequentemente um título podem garantir novo fôlego para a sequência da temporada, sobretudo para a Olimpíada do Rio de Janeiro.

Na prévia da relação, o treinador chamou jogadores que o acompanham desde o início de seu trabalho como o zagueiro Miranda, surpresas do calibre de Fagner e Paulo Henrique Ganso e as apostas olímpicas como Gabigol (veja mais ao lado). Os eleitos terão o papel de recuperar as boas atuações da Seleção, ausente em boa parte dos últimos jogos, e ainda conviver com a ausência de Neymar, que só foi liberado pelo Barcelona para os Jogos.

Por conta de todo esse cenário, Dunga precisa ser cirúrgico em suas escolhas. Afinal, hoje poderá ser a última vez em que anuncia convocados para a Seleção.


OS 40 PRÉ-SELECIONADOS PARA A COPA AMÉRICA

Goleiros
Alisson (Internacional)
Diego Alves (Valencia)
Marcelo Grohe (Grêmio)
Ederson (Benfica)*

Alisson é o titular da principal. Ederson é o titular da olímpica. Os outros dois já foram convocados em jogos pelas Eliminatórias da Copa.

......................
Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Fabinho (Monaco)*
Fágner (Corinthians)
Filipe Luís (Atl. de Madrid)
Alex Sandro (Juventus)
Douglas Santos (Atlético-MG)*


Na direita, Dani Alves é o titular. Fagner desbancou Danilo e apareceu na lista. Ele só perderia espaço se Fabinho, com idade olímpica, for tanto à Copa América quanto à Rio-2016.
......................
Zagueiros
Miranda (Inter de Milão)
Marquinhos (PSG)*
Gil (Shandong Luneng)
Jemerson (Monaco)
Gabriel Paulista (Arsenal)

David Luiz foi para escanteio. Como Marquinhos tem idade olímpica, pode ser que isso signifique uma garantia para Gabriel Paulista e Jemerson na Copa América, salvo um acordo para liberação dupla com o PSG.
......................
Volantes
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Elias (Corinthians)
Fernandinho (Man. City)
Rodrigo Caio (São Paulo)*
Walace (Grêmio)*
Casemiro (Real Madrid)

Casemiro volta a ficar no radar de Dunga, que vinha chamando Luiz Gustavo, Fernandinho e Elias. Rodrigo Caio (que pode entrar como zagueiro) e Walace são titulares na equipe olímpica.
......................
Meias
Rafinha Alcântara (Barcelona)*
Felipe Anderson (Lazio)*
Kaká (Orlando City)
Lucas Lima (Santos)
Lucas Moura (PSG)
Oscar (Chelsea)
Ganso (São Paulo)
Philippe Coutinho (Liverpool)
Renato Augusto (Beijing)
Willian (Chelsea)
Alex Teixeira (Jiangsu Suming)
Douglas Costa (Bayern)

É o setor com mais indefinições da lista. Fica difícil pensar que algum dos sub-23 entrariam na lista da Copa América. O meia Ganso e Alex Teixeira serão estreantes nessa segunda passagem de Dunga, caso sejam chamados.
.....................
Atacantes
Firmino (Liverpool)
Gabigol (Santos)*
Gabriel Jesus (Palmeiras)*
Hulk (Zenit)
Jonas (Benfica)
Luan (Grêmio)*
Ricardo Oliveira (Santos)

A ausência de Neymar abriu uma brecha no setor ofensivo da equipe. Dunga já chamou Gabigol, do Santos, para a Seleção principal, mas ele tambem é nome certo na Olimpíada. Precisaria, então, da colaboração do Santos, que não está nada disposta a perder um dos seus principais jogadores durante o Campeonato Brasileiro. Uma outra opção é deixar os sub-23 só para a Rio-2016 e dar mais uma oportunidade para Firmino, que tem sofrido com lesões no clube.
*Tem idade olímpica