Brasil x Peru

Jogadores do Peru celebram a classificação diante do Brasil (Foto: Timothy A. Clary/AFP)

RADAR/POOL/LANCE!
13/06/2016
14:45
Lima (PER)

Passaram 41 anos para que o Peru pudesse derrotar o Brasil em uma edição de Copa América e a vitória trouxe uma série de satisfações: classificar em primeiro em um grupo onde a equipe de Gareca não era favorita e eliminar o pentacampeão mundial com gol polêmico, daqueles que jamais confirmariam contra o time verde e amarelo.

Existem muitos fatores que podem explicar o que aconteceu na noite de domingo em Boston. Muitos diriam que a culpa é de Dunga porque não é um técnico que não dá liga, ou que este Brasil não jogou com força máxima, além da ausência de Neymar na competição. Mas isso seria tirar o mérito de um Peru que jogou de forma solidária, com sacrifícios e que em determinado momento soube encaminhar um resultado impensado antes da bola rolar.

A forma como o gol de Ruidíaz foi conduzido vai virar uma piada, apesar dos fatos. A forma como o Brasil estava jogando não merecia avançar para as quartas de final. Já o Peru, com mais vontade, acabou tornando possível algo impossível na Copa América.