Bernardo Cruz, Bruno Cassucci e Igor Siqueira
20/08/2016
22:57
Rio de Janeiro (RJ)

- O futebol brasileiro não está morto!

A frase é do técnico Rogério Micale e representa um pouco do que sente o treinador da Seleção Brasileira depois da conquista inédita medalha de ouro. Para o comandante canarinho, mais do que o título, o feito na Rio-2016 pode deixar um legado ao país.

Em entrevista coletiva depois da vitória sobre a Alemanha, no Maracanã, o treinador disse que a Seleção jogou para o povo, exaltou Neymar, agradeceu á família e falou sobre seu futuro.

Confira abaixo as principais declarações do treinador:

SENTIMENTO
É uma mistura de sentimentos, são vários. A gente sai de um momento de muita ansiedade pré-jogo, pois sabíamos que enfrentaríamos uma equipe muito difícil, e o jogo se mostrou dessa forma. O sentimento depois de uma batalha dessa é de realização, alívio, euforia... Por tudo que foi nossa preparação nesse torneio. É uma mistura de sentimentos. Estou muito feliz.

MENSAGEM QUE DEIXA AO PAÍS
O recado que queríamos dar independia do ouro, nunca prometi a medalha, a gente prometia que iria trabalhar muito, dar nosso máximo, nos doaríamos intensamente em busca da medalha. Queríamos mostrar que (é possível vencer), com muito trabalho, dedicação, entrega coletiva, ajuda de todos, querer muito forte, de um ajudar o outro em busca de um objetivo, mesmo com tantas dificuldades em relação a tudo, como pouco tempo de treinamento - o que a maioria teve, poucas são diferentes. O recado seria esse, mesmo com as dificuldades, com as dúvidas que apareceram, o que é normal, até porque merecemos, a gente não desistiu, a gente lutou, se entregou, jogou um pelo outro, a gente jogou pelo povo, sabíamos a importância de mostrar isso em campo. Qualidade nós temos, mas precisávamos transpiração. Fomos coroados pela medalha. Podemos, sim, passar uma mensagem a nosso povo.

NEYMAR
O fato de o Neymar ter marcado o gol foi importante, ele é uma referência para o nosso futebol. O Weverton também foi decisivo, fez uma grande defesa, sabíamos que ele poderia ser importante nessa situação. Também destaco o Renato Augusto, Luan, Marquinhos e Rafinha, que marcaram. Sabermos da qualidade do Neymar e fiquei feliz de ele ter finalizado a série e ter nos dado esse título.

WEVERTON
Ele se demonstrou o goleiro que já esperávamos, até pelo trabalho que desenvolve no Atlético-PR. Quando foi solicitado, ele contribuiu demais com nossa equipe e demonstrou uma grande virtude hoje na cobrança de pênaltis. Acho o Weverton, por ter sido convocado pela primeira vez, demonstrou todas suas qualidades. Sobre a relação do Tite, não vou divulgar, porque isso sai na segunda-feira.

RETOMADA DO ORGULHO DO FUTEBOL BRASILEIRO
Eu espero que sim, é uma conquista que almejávamos há muito tempo, tínhamos anseio pela medalha de ouro, é uma responsabilidade que todo time olímpico carrega no futebol por ser o desporto número 1 do nosso país. Até para o futuro teremos mais tranquilidade para lidar com essa situação. É motivo de orgulho e acredito que nosso futebol não está morto. Acredito no potencial dos nossos jogadores, podemos oferecer muito no futebol mundial.