LANCE! Espresso: ‘CBF faz queixa à Fifa por gol suíço e experimenta do próprio veneno’

Quem diria que a CBF se posicionaria como vítima em um tipo de reclamação recorrente entre os clubes brasileiros: as grotescas falhas de arbitragem nos torneios em nosso país

Zuber
Zuber empurrou Miranda na pequena área segundos antes de balançar a rede (Foto: Khaled Desouki/AFP)

Escrito por

A CBF decidiu formalizar uma queixa junto à Fifa contra a atuação do árbitro Cesar Ramos na estreia do Brasil na Copa do Mundo da Rússia, contra a Suíça. A reclamação é pela opção do mexicano em não revisar a jogada do gol dos europeus, marcado por Zuber, que empurra Miranda na pequena área segundos antes de cabecear livre para a meta de Alisson. Antes mesmo de a reclamação ser enviada, a entidade avisou que o lance foi, sim, analisado pela equipe de auxiliares de vídeo (como qualquer outra situação de jogo deste Mundial), que não a avaliou como irregular. A CBF pede, inclusive, que seja disponibilizada a conversa via rádio entre o árbitro de campo e os assistentes do VAR. A entidade tem o direito de sentir-se lesada e buscar algum tipo de compensação, mas a atitude da confederação, afastado qualquer clima de Copa, soa como uma imensa ironia. Quem diria que a CBF se posicionaria como vítima em um tipo de reclamação recorrente entre os clubes brasileiros: as grotescas falhas de arbitragem nos torneios estaduais e nacionais, demanda que costuma ser ignorada pela turma que fica na sede da Barra da Tijuca e recebe proteção de eventuais críticas pelo STJD, sempre alerta para suspender jogadores e dirigentes que ousam peitar os intocáveis homens do apito. A CBF é a entidade que não quis pagar a conta do VAR no Campeonato Brasileiro e a tentou empurrar para os clubes a um preço bem acima do praticado em outras ligas. Agora, em escala mundial, chora por algo que costuma desprezar quando está em posição vantajosa.

Quer ler mais opinião e informação todos os dias? O LANCE! Espresso é uma newsletter gratuita que chega de manhã ao seu e-mail, de segunda a sexta. É uma leitura rápida e saborosa como aquele cafezinho de todos os dias, que vai colocar você por dentro das principais notícias do esporte. A marca registrada do jornalismo do LANCE!, com análises e contextualização de Luiz Fernando Gomes. Clique aqui e inscreva-se.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter