Personal diz que Neymar está mais forte e detalha preparação do craque

Ao LANCE!, preparador físico do atacante conta o peso, alimentação, suplementação e outros segredos do craque. Segundo ele, falta de ritmo não atrapalhará camisa 10 na Rio-16

Seleção aposta em Neymar para buscar o ouro
Foto: Divulgação/CBF

Escrito por

Não é preciso ser nenhum especialista ou ter informações privilegiadas para saber que Neymar está mais forte. As mudanças são visíveis no atacante, que chegou a ser chamado de "filé de borboleta" no início da carreira e hoje já consegue travar disputas de corpo com os maiores zagueiros do mundo.

Porém, como ficar maior sem perder velocidade nas arrancadas ou agilidade para driblar? Como são os treinos do atleta? O que o camisa 10 da Seleção come? Às vésperas da Olimpíada no Rio de Janeiro, Ricardo Rosa, personal trainer do jogador, contou ao LANCE! estes e alguns outros segredos da preparação do atleta, grande esperança do Brasil para conquistar o inédito ouro no futebol.

Segundo o preparador físico, Neymar está hoje com 70,5kg (2,5kg a mais do que informa o site oficial do Barcelona) e ganhou 3kg de músculos desde os Jogos de Londres, em 2012.

- O Neymar hoje está mais forte. Mas, vale a pena salientar que nós não estamos preocupados com o tamanho do Neymar, mas que ele esteja cada vez mais ágil, mais veloz, mais resistente e mais forte. Essa é a nossa maior preocupação - contou.

Rosa trabalha com o atacante desde 2010, quando era funcionário do Santos. Quatro anos depois, ele passou a trabalhar exclusivamente para o jogador e se mudou para Barcelona.

Neymar também tem uma chef de cozinha exclusiva e conta com acompanhamento nutricional. Apontado como "bom de prato", o atacante além de se alimentar bem faz uso de suplementos alimentares, que ajudam a sua recuperação muscular.

Vindo de férias após desgastante temporada pelo Barcelona, ele desperta cuidados especiais na comissão técnica da Seleção, mas, segundo Rosa, não há com o que se preocupar. O personal do craque conta que ele se exercitou nas duas últimas semanas de recesso e que chega à Rio-2016 pronto para subir ao lugar mais alto do pódio:

- Fizemos treinos em dois períodos praticamente todos os dias, chegando a quase duas ou três horas por dia. Acredito que ele vai entrar muito bem nos jogos. Essa é a nossa expectativa.

É o que esperam todos os brasileiros. Se há quatro anos faltou força e o Brasil ficou com a prata, o problema pode estar resolvido...

- Bate-bola com Ricardo Rosa, preparador físico de Neymar:

Como as mudanças físicas afetam o desempenho do Neymar em campo?
Essa é a minha maior preocupação, que ele ganhe massa muscular sem que esse ganho de massa afete a agilidade, velocidade e a resistência porque ele tem várias qualidades físicas que o destacam como o grande jogador que ele é. Então, eu não quero ele só maior, mas eu quero ele mais forte, mais ágil, mais veloz e mais resistente também.

Há potencial para que ele ganhe mais massa magra sem perder rendimento ou Neymar está "no limite"?
Estamos constantemente fazendo avaliações. Se ele ganha massa magra, não aumenta o percentual de gordura. Mas se a gente sente que ele está perdendo um pouco da agilidade, da velocidade e até da resistência, vamos procurar diminuir então um pouco dessa massa que ele ganhou.

Qual é a base da alimentação do jogador? Ele ingere suplementos alimentares?
A alimentação dele tem como base carboidratos, vitaminas, sais minerais, proteínas e gorduras. Isso tudo é feito através de uma alimentação balanceada, que a Marcela, a chef de cozinha faz, tudo orientado pela nutricionista do Barcelona. Em relação à suplementação, também seguimos a orientação da nutricionista do Barcelona, onde tem desde antioxidantes, que são suplementos para melhorar o rendimento e ajudar na recuperação, complexos vitamínicos, para manutenção da musculatura e dos ossos, suplementos para a recuperação de treinamentos mais pesados e dos jogos, probióticos, que são bactérias essenciais para a saúde do intestino, gorduras boas para a saúde cardiovascular e suplementos a base de proteínas para melhorar a manutenção da parte muscular.

É possível afirmar que o atleta ganhou força sem perder velocidade e agilidade?
As avaliações comprovam isto.

O Neymar vem de férias. Há risco de sentir a falta de ritmo na Olimpíada?
Eu acredito que não porque ele fez um bom trabalho de preparação nessas duas semanas e ainda terá duas semanas com a Seleção Brasileira. Deve fazer alguns jogos amistosos e isso já deve deixar ele em uma condição muito boa para o início da competição. Então eu acredito que ele vai entrar muito bem nos jogos e é essa a nossa expectativa.

Quais trabalhos ele tem feito neste período pré-apresentação à Seleção? Pode detalhar a rotina?
Essas duas semanas a gente fez praticamente treinos em dois períodos, todos os dias, de manhã e à tarde chegando em torno de 2 a 3 horas por dia. Sendo 1h/1h30 pela manhã e 1h/1h30 à tarde.

Neymar gosta de treinamentos físicos ou precisa que você fique em seu pé?
Não, o Neymar não tem dificuldades para fazer treinos físicos, e ele confia muito no meu trabalho. Tem um respeito muito grande por mim. Sempre tivemos uma sintonia muito boa porque trabalhamos juntos desde 2010, então ele não tem problemas com os treinamentos físicos que eu faço. Trabalhar com bola é muito mais prazeroso para o jogador de futebol, mas ele também não precisa que eu fique no pé dele por causa disso.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter