Sede da CBF (Foto: arquivo LANCE!)

CBF quer padronizar dados junto às federações (Foto: arquivo LANCE!)

LANCE!
04/03/2016
18:06
Rio de Janeiro (RJ) 

A CBF divulgou nesta sexta-feira, 4, um projeto para padronizar as práticas contábeis junto às federações estaduais. Segundo comunicado da entidade, a iniciativa visa “possibilitar maior clareza e controle de informações e reduzir os riscos e falhas na geração e divulgação de dados”. O processo é elaborada desde o primeiro semestre de 2015 e contou com apoio técnico da consultoria E&Y (ex-Ernst&Young) .

Ainda de acordo com a CBF, um grupo de trabalho foi formado para discutir o projeto e contou com representantes das federações da Bahia, Goiás, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.

Em um manual enviado às entidades estaduais, na semana passada, a CBF abordou orientações como o lançamento da entrada de recursos provenientes de bilheteria, direitos de transmissão e imagem, publicidade, patrocínio, taxas de registro, recadastramento e multa do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD).

"No futuro, também poderemos oferecer aos clubes esta padronização", Rogério Caboclo, diretor da CBF.

- É um sistema modelar, existente em poucos países do mundo. No futuro, também poderemos oferecer aos clubes esta padronização, facilitando a interpretação dos cenários e o diagnóstico sobre aspectos financeiros do futebol como um todo – afirmou Rogério Caboclo, diretor-executivo de gestão da CBF.

Para facilitar a utilização do novo sistema pelas entidades, a CBF deve promover capacitação técnica e auxílio tecnológico junto às federações.