Neymar - Barcelona x Valencia

Neymar não vai poder disputar as duas competições pela Seleção (Foto: Lluis Gene / AFP)

LANCE!
20/04/2016
18:37
Rio de Janeiro (RJ)

O Barcelona anunciou nesta quarta-feira, depois da vitória por 8 a 0 sobre o La Coruña, que entrou em um acordo com a CBF para liberar Neymar para a disputa dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Por outro lado, a CBF concordou em não convocar o craque para a disputa da Copa América Centenário, nos Estados Unidos.

"O Barcelona agradece à Confederação Brasileira de Futebol e a seu presidente, Marco Polo Del Nero, por ter aceitado a proposta que fez chegar ao clube para que o jogador Neymar tenha só que disputar os Jogos Olímpicos", escreveu o clube catalão.

Semana passada, no sorteio dos grupos do torneio de futebol da Rio-2016, o técnico Dunga e o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, haviam dito que deixariam para tomar a decisão os mais próximo possível das competições. A convocação da Seleção para a Copa América está marcada para 5 de maio, portanto, em aproximadamente duas semanas.

A CBF chegou a oferecer, segundo Gilmar, os profissionais da Seleção para poder propiciar uma preparação devida ao jogador no período em que ele deveria estar de férias e, depois, fazer a pré-temporada.

Mas, do ponto de vista político, a opção pela presença de Neymar nos Jogos Olímpicos se dá pela oportunidade que a CBF vê de melhora a imagem da Seleção com uma eventual conquista do ouro olímpico. 

Após a divulgação da nota do Barça, a CBF também, pelo mesmo mecanismo, ratificou o acordo, dizendo que "compreendeu as alegações de seu clube para a não-liberação". A entidade ressaltou que "agradece o esforço do jogador em ter pretendido disputar as duas competições".