Auxiliar de Tite aponta Gabriel Jesus como possível capitão em amistosos

Cléber Xavier também revelou que há jogador de clube carioca entre os 35 listados

Gabriel Jesus: mais novo (21 anos), paulista e do City, clube com mais atletas
Gabriel Jesus pode assumir a liderança da Seleção Brasileira em um dos amistosos contra Croácia e Áustria (Foto: Mauro Horita / MoWA Press)

Escrito por

Apesar de o técnico Tite ter revelado a lista com os 23 jogadores relacionados pela Seleção Brasileira para a disputa da Copa do Mundo, a Amarelinha continua com pontos de interrogação. Com a ausência de Daniel Alves na lista de convocados, por conta de uma lesão no ligamento cruzado anterior do joelho direito, a braçadeira de capitão pode acompanhar Gabriel Jesus nas primeiras disputas de preparação, contra Croácia e Áustria, em junho.

O histórico recente de lesões, sendo a última no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, que deixou o camisa 33 do Manchester City (ING) fora de campo por quase dois meses, não preocupa Tite. Durante coletiva concedida após a revelação dos convocados, o treinador foi questionado sobre a titularidade na posição, já que o bom momento de Firmino poderia interferir na escolha, mas reafirmou a preferência por Gabriel Jesus.

- ​É verdade o fato do Firmino ter ido melhor que o Gabriel Jesus, que se machucou na temporada. Mas o Gabriel na Seleção foi bem. Então sim, hoje ele é o nosso camisa 9.

Enxergando o rodízio de capitães como forma de fortalecer o time brasileiro e aumentar a liderança diante dos rivais, o auxiliar técnico Cléber Xavier confirmou a intenção de manter o fluxo ao indicar Gabriel Jesus como principal candidato à braçadeira nos primeiros jogos amistosos.

- Todos os jogadores basicamente titulares, incluindo o William, o Thiago Silva, Felipe Luis, Fernandinho, que são jogadores que têm entrado constantemente na equipe, eles já foram capitães. O único que ainda não foi capitão é o Gabriel Jesus. Pode ser que apareça o Gabriel Jesus como capitão em um desses dois jogos amistosos. Apesar de não estar definido, a gente vai decidindo e ainda vai continuar fazendo esse rodízio de capitão, que é uma maneira que a gente encontra de ampliar a liderança, os estilos de liderança técnica, de comando, de raça, de cognitivo alto. Então vamos trabalhar. Mas o capitão que substituiria o Dani, ainda não foi definido - revelou.

Nas últimas semanas, cresceram os rumores sobre a presença de Diego e até Lucas Paquetá na lista de Tite. O técnico até chegou a mencionar a admiração pela forma com a qual o camisa 10 do Flamengo trabalha em campo, sem ficar sobrecarregado pela pressão de vestir a camisa da Seleção, entretanto os três gols marcados em 16 jogos disputados nesta temporada não fizeram o jogador aparecer entre os 23 relacionados. Apesar disso, Cléber Xavier não revela nomes, mas afirma que tem atleta carioca entre os 12 que podem ser chamados a qualquer momento.

- Não posso falar nomes, mas tem jogador de time carioca na relação dos 35 - finalizou.

*Sob supervisão de Thiago Salata

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter