O que atrai e o que afasta Bauza dos conceitos da seleção argentina

AFA pode apostar no copeiro Patón, que desagrada alguns dirigentes por estilo de jogo conservador. Concorrente se apoia em trabalho com ego de Riquelme para domar Messi

Bauza
Bauza já voltará neste sábado ao São Paulo para comandar treino (Foto: Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

Escrito por

A Comissão Normalizadora da Associação de Futebol Argentino (AFA) resolveu entrevistar seus dois candidatos para comandar a seleção local. Edgardo Bauza, que treinou o São Paulo na manhã da última sexta-feira e viajou a Buenos Aires depois, foi o primeiro a ser ouvido e saiu animado da reunião, falando até sobre como pode resgatar Lionel Messi - o astro pediu afastamento da seleção.

O concorrente de Bauza é Miguel Ángel Russo, que está desempregado há um ano e que será entrevistado neste fim de semana. A decisão da AFA só será divulgada após a segunda-feira e há pontos favoráveis e contrários aos dois candidatos, inicialmente na parte de baixo de uma lista que tinha Diego Simeone e Jorge Samapoli como nomes mais fortes.

Para Bauza, os prós são os seguintes: são 23 anos sem títulos da Argentina e o futebol de resultado de Patón é visto como ideal para quebrar o tabu; na mesma linha de raciocínio, está a capacidade do técnico em formar times copeiros e raçudos, como o São Paulo buscou para este ano; por fim, aparece a boa relação com Oscar Ruggeri, seu companheiro de seleção na Copa do Mundo de 1990, e e candidato a diretor de seleções.

Como uma contradição, é também o futebol de resultado, mais conservador, que lidera a resistência a Bauza. Na imprensa argentina, o estilo de Patón é tachado como mesquinho. O salário de quem trabalha no Brasil em uma grande equipe também deixa a AFA, afundada em crise econômica, ressabiada.

Por Russo, pesa a habilidade de lidar com egos inflados, essencial para comandar Lionel Messi. Em 2007, ele colocou Juan Riquelme na linha para vencer a Libertadores. O estilo mais ofensivo e o fato de estar desempregado também anima, enquanto métodos supostamente ultrapassados reforçam a desconfiança sobre um profissional afastado de clubes há uma temporada.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter