Nada de quarta força: São Paulo joga em Itu para se aproximar dos rivais

Tricolor perdeu os dois clássicos que fez na temporada e é o pior dos grandes em quase todos os quesitos do Paulistão, mas atua nesta quarta para provar que não está para trás

Dorival Júnior
Time de Dorival Júnior tem os piores nomes entre os quatro grandes no Paulistão (Foto: Marcello Zambrana/AGIF)

Escrito por

O fraco histórico recente em clássicos, inclusive perdendo para Corinthians e Santos nesta temporada, é um retrato do que os números indicam: neste Campeonato Paulista, o São Paulo tem sido a quarta força. Na comparação com os outros grandes, o time é o pior em quase todos os quesitos. Nesta quarta-feira, às 21h45, em Itu, a equipe de Dorival Júnior enfrenta o Ituano tentando provar que pode melhorar.

De acordo com os dados fornecidos pelo Footstats (veja tabelas abaixo), entre as principais estatísticas, o São Paulo só é melhor do que um dos rivais em desarmes certos: tem 89,7% de acerto, contra 87,8% do Santos. Também se iguala ao time litorâneo no índice de finalizações certas (34,1%). A equipe ainda sofreu tantos gols quanto o Palmeiras (cinco) e menos do que Santos e Corinthians (sete), mas disputou uma partida a menos do que o trio.

Em números totais, o Tricolor fica atrás de todos os outros grandes na maioria dos quesitos, mas, em relação a isso, pesam as mudanças na tabela sofridas pelo time de Dorival Júnior. Por conta do duelo contra o CSA, pela Copa do Brasil, na semana passada, a equipe do Morumbi fará seu oitavo jogo no Estadual somente nesta quarta-feira, igualando-se aos rivais.

Por conta dessa partida atrasada, é possível que o São Paulo deixe de ser o grande de pior campanha no Campeonato Paulista. Mas, para isso, precisa não só vencer o Ituano, mas golear - o Tricolor, atualmente, tem dez pontos, com uma vitória, três gols de saldo e cinco gols a menos em relação ao Corinthians, dono da terceira melhor campanha da competição, com 13 pontos, um abaixo do Santos e sete atrás o Palmeiras.

Os números servem para evidenciar as poucas convincentes atuações do clube na temporada. Não à toa, mesmo com o São Paulo tendo recentemente voltado a vencer quatro seguidas pela primeira vez desde março de 2015, a torcida tem distribuído vaias. Alguns repetiram o protesto na derrota por 1 a 0 do último domingo, para o Santos, no Morumbi.

Pesa para os tricolores, em qualquer avaliação, o fato de o São Paulo ser disparado o pior dos quatros grandes em clássicos na década: tem 24,1%, com apenas quatro vitórias em 29 duelos e 16 derrotas, sem eliminar nenhum dos três rivais nos duelos mata-mata no período. Desde 2011, o aproveitamento do Corinthians em clássicos é de 53,7%, seguido pelos 48,8% do Palmeiras e 47,7% do Santos.

O próximo clássico na agenda tricolor será somente daqui três rodadas do Campeonato Paulista, no dia 8, contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Mas é a partir desta quarta-feira, contra o Ituano, que Dorival Júnior precisa provar que ser a quarta força do Estadual é apenas uma situação momentânea.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter