LANCE!
04/01/2017
17:09

O primeiro dia de pré-temporada do São Paulo foi marcado por testes físicos, médicos e fisiológicos no CT da Barra Funda. E a impressão deixada pelos jogadores para a comissão técnica comandada por Rogério Ceni foi boa. Segundo o preparador físico Zé Mário Campeiz, agora auxiliado por Pedro Campos, o grupo mostrou que se cuidou durante as férias.

- Ainda estamos colhendo os dados, mas eles voltaram muito bem e se cuidaram no período sem competições. Agora, faremos os ajustes para que os atletas consigam evoluir de maneira satisfatória e sem lesões. Os testes nos deram resultados sobre a volta dos atletas em termos de força e potência, além de condições orgânicas e cardiovasculares. E estas avaliações são importantes para planejar a pré-temporada e, assim, minimizar as lesões - disse.

Na parte física, foram feitos testes de saltos, que medem a explosão e a potência dos membros inferiores, e o "Yo yo test", que determina o nível físico de cada jogador. Antes, o fisiologista Rogério Neves ainda realizou avaliações clínicas de composição corporal e de níveis de CKenzima que desempenha importante papel como marcador de desgaste muscular. Testes isocinéticos, que detectam equilíbrio muscular e força, também foram aplicados.

- O objetivo das atividades desta manhã foi entender como os atletas retornaram das férias. Com os resultados das avaliações, teremos parâmetros na pré-temporada. Fizemos análises de saltos, registramos o estado de repouso e avaliamos a fadiga dos atletas durante o monitoramento dos testes. O teste de potência aeróbia também será analisado - exaltou Neves.

A primeira baixa da temporada foi o peruano Cristian Cueva, que tem abcesso periamigdaliano e está sob acompanhamento médico no Peru. Ele só viajará para os Estados Unidos, para onde o grupo vai na sexta-feira, se se recuperar em uma semana, no máximo.