Pai do goleiro Jean confessa: ‘Ele quer jogar no São Paulo’

Representantes do Tricolor estiveram em Salvador esta semana; Expectativa é de que o clube do Morumbi faça uma proposta oficial pelo arqueiro nos próximos dias 

Goleiro Jean em treino no Bahia
Goleiro do Bahia se arrisca em cobrança de falta em seu atual clube. Lembra alguém?  (Felipe Oliveira/ Bahia)

Escrito por

Alvo do São Paulo, o goleiro Jean, do Bahia, quer jogar no Tricolor. Pelo menos foi isso que ele confessou à sua família na última segunda-feira. Procurado pelo LANCE!, o pai do arqueiro, o ex-goleiro Jean Fernandes, explicou que seu filho deseja se transferir para o clube do Morumbi após o fim do Brasileirão e já comunicou sua vontade no clube nordestino.

- O Jeanzinho me confidenciou o desejo de jogar no São Paulo. Se a proposta chegar, ele quer ir. Eu o apoio e quero vê-lo jogando no Sudeste. Seria um salto grande na carreira dele, um desafio de defender um dos maiores clubes do país. Sinceramente, acho que ele merece isso e está pronto para dar esse passo, disse o pai do goleiro.

O São Paulo enviou um representante ao Nordeste na segunda-feira para conversar com o clube baiano e conhecer a situação contratual do atleta. Embora as partes envolvidas tenham preferido não falar publicamente sobre o assunto até que haja um desfecho, a expectativa da concretização do negócio é grande e anima a família de Jean

- Conversei ontem (segunda-feira) com meu filho. Ele não me disse muita coisa sobre as negociações pois está focado em ajudar o Bahia, mas houve uma conversa aqui em Salvador sobre o futuro dele. O São Paulo demonstrou interesse, mas, até agora, não há nada de oficial. Estamos esperando uma proposta nos próximos dias.

Revelado nas categorias de base do Tricolor de Aço, Jean é um dos principais destaques deste Brasileirão. Aos 22 anos, defendeu o clube de Salvador em todas as 34 partidas do campeonato e pode colocar a equipe novamente na disputa da Copa Libertadores após quase três décadas (a última vez que os nordestinos estiveram na competição internacional foi em 1989). Atualmente, o Bahia é o 9° colocado e está a apenas quatro pontos do Flamengo, o primeiro dentro do grupo dos classificáveis.

O Bahia, detentor de mais da metade dos direitos do atleta, pedirá um valor alto para ceder sua parte, algo em torno de R$ 15 milhões. Por sua vez, o São Paulo tentará amenizar os números e, ainda nesta semana, deve fazer uma proposta oficial pelo goleiro.  O contrato de Jean com seu atual clube vai até dezembro de 2019.

Veja como foi a entrevista com Jean Fernandes, pai do goleiro Jean

Além do São Paulo, há algum outro clube interessado no seu filho?
Que eu saiba, não. O 'zum, zum, zum', neste momento, está em cima do São Paulo e o desejo dele é jogar lá. Vamos ver o que o futuro guarda para ele.

Quais características fazem do Jean ser um alvo do São Paulo?
O Jeanzinho joga muito bem com os pés. No futebol de hoje, isso é primordial. Não é um goleiro tão alto, mas é muito ágil. Se comunica bem com a defesa e, hoje, é um pilar do Bahia. Tem feito um baita campeonato porque está sendo simples e também porque adquiriu a confiança de todo o elenco. Se você assistir a um jogo do Bahia, vai ver que nenhum jogador tem medo de recuar a bola para ele.

Qual é a trajetória dele no futebol? Onde ele começou?
Começou jogando no Vitória, mas não teve tanto espaço e acabou indo para o Bahia. Para falar a verdade, ele jogou pouco na base, mas quando recebeu a oportunidade a agarrou como bom goleiro que é (risos). Prova disso é que foi convocado para jogar o Mundial Sub-20 de 2015 e foi muito bem. O Brasil só perdeu na final.

O Jean é um goleiro jovem, de 22 anos. Acredita que ele estaria pronto para assumir a responsabilidade de jogar em um clube da dimensão do São Paulo?
Com certeza, ele está pronto. Essa história da idade é algo bem relativo porque o que faz um goleiro ser experiente é o tempo que ele está jogando. Ele jogou todas as partidas do Bahia neste Brasileirão e tem mostrado que dá conta do recado. Agora, indo para o São Paulo ele deve ter desafios maiores, jogando a Copa Libertadores ou a Copa Sul-Americana. Vai só ganhar mais experiência.

Há um vídeo circulando nas redes sociais no qual  Jean diz ser o novo Rogério Ceni. Você viu o vídeo? O Jean, por acaso, é são-paulino?
Essa pergunta é perigosa (risos). Se o meu filho é são-paulino, eu desconheço. Mas pode ter certeza que se o São Paulo comprá-lo do Bahia, ele será são-paulino. Inclusive, eu também (risos).

Ele é fã do Ceni?
Se eu descobrir que ele é fã do Ceni, nós vamos ter uma conversinha particular. Ele tem que ser fã do pai dele, que também foi goleiro.

Você foi goleiro do Corinthians em 2007. Levava o Jean aos treinos naquela época?
Sempre levei meu filho aos treinos. Ele adorava ir ao Parque São Jorge e ficar no campo comigo e com os outros jogadores. Foi assim em todos os clubes pelos quais passei. Na Ponte Preta, por exemplo, ele ficava treinando com o Aranha, que pegava pesado com ele. Chutava forte mesmo.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter