Renan Ribeiro

Goleiro Renan Ribeiro, que era o primeiro reserva do São Paulo nos primeiros jogos do ano (Arquivo/Lance!)

Marcio Porto
22/04/2016
07:00
São Paulo (SP)

Com a expulsão de Denis na partida contra o The Strongest (BOL), na última quinta-feira, o São Paulo terá um goleiro estreante no time nesta temporada no duelo das oitavas de final da Libertadores, contra o Toluca (MEX). Isso porque o titular jogou todos os jogos de 2016. No elenco, as possibilidades mais prováveis são Léo e Renan Ribeiro, ambos de 25 anos. Além da idade, os arqueiros têm em comum a pouca rodagem no gol do Tricolor. O primeiro disputou apenas meio tempo, em 2008, enquanto o segundo reúne 11 partidas e ainda se recupera de uma cirurgia de apendicite.

Léo está no profissional do São Paulo desde 2008, mas só fez sua única participação no time em 2013. Jogou 45 minutos num amistoso contra o Londrina, durante a Copa das Confederações: o Tricolor venceu por 2 a 1. O goleiro é querido no grupo e se divide entre os treinos no CT da Barra Funda e uma atividade comercial curiosa: é dono de uma oficina de tunning de carro.

Renan Ribeiro, por sua vez, é mais experiente pelas participações no time - foi titular do Atlético-MG, antes de ser contratado em 2013. Foi trazido na época em que se buscava substituto para Rogério Ceni, que se aposentou no fim do ano passado. A ideia era brigar por posição com Denis, o que acontecerá a partir de agora com a má fase do camisa 1.

Ao contrário de Léo, que tem postura mais tímida, Renan tem sido mais ousado em suas redes sociais. Nos últimos dias, o goleiro tem chamado atenção por aparições fora de campo, em que registra participações em eventos sociais. Chegou a fazer um ensaio sensual com a esposa, a blogueira Rayane Ribeiro, e contratou um marqueteiro para cuidar de sua imagem perante ao público. Ele ainda faz propagada de produtos alimentícios em sua conta no Instagram.

Além dos dois goleiros mais velhos, o São Paulo conta com Lucas Perri no elenco profissional atualmente. O jovem de 18 anos foi titular do time sub-20 que sagrou-se campeão da Libertadores este ano e ganhou tudo no ano passado. No entanto, ainda é muito verde para assumir o posto.

Vale lembrar que enquanto Léo tem treinado com o restante do grupo, Renan Ribeiro ainda aprimora a forma física por conta da cirurgia. Isso pode representar alguma vantagem para o primeiro, que já se colocou à disposição em postagem no Instagram. O técnico Edgardo Bauza, porém, não aponta o escolhido e Renan, que também se antecipou nas redes sociais, pode jogar.

Parabéns a todos guerreiros 👏 Agora senhor ESTOU PRONTO! 🙏 #juntossomosmaisfortes #preparado

Uma foto publicada por leovieira40 (@leovieira40) em

- Renan se recuperando e vamos ver. Vamos ver como está, o melhor que estiver, vai jogar - disse, após o The Strongest.

O São Paulo ainda pode incluir um goleiro na lista de inscritos para as oitavas de final, já que o regulamento permite até três trocas a partir de agora. Há um lugar certo na vaga de Kieza, negociado com o Vitória, e provavelmente outro na de Breno, já que o zagueiro tem uma tendinite no joelho direito que ainda requer tempo de recuperação. O nome de Paulo Victor, do Flamengo, tem sido comentado.